Mudança de Paradigma

Que transformação! De repente, a cidade começa a ganhar novos e agradáveis ares. Na Administração Pública cessou a choradeira e começou a ação. Cessou a indolência e passou-se ao trabalho intenso e bem organizado. Foi trocada a leniência pelo comando.

O Prefeito fez um convite para quem quisesse tomar conhecimento dos seus primeiros cem dias de mandato. O imenso auditório do Teatro Paulo Machado de Carvalho foi insuficiente para acomodar a multidão que compareceu ao evento. Casa cheia. Respeito recíproco. O Prefeito, mesmo fazendo uma exposição precisa, concisa e objetiva, falou aos presentes durante 45 minutos.

O silêncio absoluto que reinou durante esse longo tempo de exposição foi uma demonstração do respeito da população ao Prefeito recém-eleito, agora, pela terceira vez. Ao invés de fazer choradeira em razão do desmonte da cidade e do elevado volume de compromissos não cumpridos (dívidas) e inchaço do quadro funcional, tratou de coordenar sua competente equipe de secretários para o estudo da melhor forma de adequar o orçamento neste momento de crise e consequente baixa na arrecadação.

Como mágicos, tiraram da cartola soluções simples para a redução de custos da ordem de 27% do orçamento. Milhares de funcionários ociosos foram demitidos; contratos inflados foram revistos, com redução de custos; os serviços urbanos voltaram a ser realizados com eficiência e sem custo adicional; a área de saúde que fora reduzida ao caos, com soluções caseiras foi se recompondo; as pessoas especiais foram contempladas com a abertura de 600 vagas no mercado de trabalho; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico conquistou três novas empresas no curto espaço de cem dias; na área da educação, em poucos dias de mandato, foi inaugurada uma escola para abrigar 250 alunos, que por mesquinhez política (tem o nome do pai de Auricchio), ficou abandonada por quatro anos.

No passado, já nos referíamos às qualidades de bom gesto do atual Prefeito, com este comentário: “O Prefeito José Auricchio Júnior foi a grande novidade em termos de renovação de liderança política, não só local, como regional. Já no início do seu primeiro mandato assumiu compromisso com a democracia.

Seu ato inicial foi reunir em seu gabinete os formadores de opinião para consultá-los sobre as prioridades do município. Esse posicionamento que poderia significar apenas um gesto de cortesia, ou até mesmo um ato demagógico, foi na verdade, a sua linha de ação; a sua filosofia de trabalho, que até hoje persevera. Ao longo de quase sete anos de mandato, sempre agiu de forma transparente e determinada.

Sempre encarou os problemas de frente, nunca adiando a solução, nem fazendo promessas vãs. Seu foco sempre foi a pessoa, entregando-se na busca incessante da melhoraria da qualidade de vida dos munícipes, tendo pés no presente e olhos no futuro”. Finalmente, a população respira aliviada, com essa mudança de paradigma, sabendo que a cidade está entregue aos cuidados de um reconhecido bom gestor.

Dr. Mauro Russo – advogado