Quem vai pagar a conta é a população que paga impostos

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

23 de Maio

O secretário de governo Nilson Bonome e o prefeito Paulo Pinheiro estão contratando e nomeando pessoas que foram candidatas em 2012 por qualquer partido.

Pelo que se sabe a meta é tirar da rua em tese, todos os potenciais candidatos ano que vem e trazê-los para a administração, mas não se sabe a qual custo vai ser para a cidade e a população. São nomeações por tempo determinado, tudo para que eles não disputem as eleições por legendas que não são favoráveis ao paço municipal.

É o dinheiro público usado escancaradamente pela máquina administrada por Pinheiro, Bonome e cia (filhos de Pinheiro), sem que o Ministério Público e a Justiça Eleitoral façam qualquer menção para coibir estes atos. Simplesmente e criminosamente é a compra de apoios um ano antes das eleições na surdina para que não sejam punidos pelas leis eleitorais no ano que vem.
Emprego a troco de apoio em campanha eleitoral é legal, é moral e está dentro da lei?

Se a justiça tanto eleitoral quanto a cível e o TCE, não der um basta no que está acontecendo bem antes das próximas eleições o governo do PMDB de São Caetano, estará com a folha de pagamento inflada ultrapassando a Lei de Responsabilidade Fiscal, podendo colocar o município em risco de insolvência

Será que a população merece isso, ou vai pagar caro por ter confiado em um prefeito que não tem nenhum compromisso com a cidade?

Os fatos aí estão, só não enxerga quem não quer, principalmente a Justiça Eleitoral e o Ministério Público deveriam ficar mais atentos aos acontecimentos, afinal eles também fazem parte da comunidade e no mínimo devem acompanhar os passos da administração.

Por que as obras pararam?

Ao que tudo indica, a prefeitura de São Caetano e principalmente a autarquia DAE, estavam tentando enganar a população com a reforma da rede de água em alguns bairros que deixaram muitos munícipes transtornados com o descaso da administração e a empresa terceirizada contratada para executar os serviços. Ao que tudo indica depois que a população percebeu que não estavam executando obra alguma, o prefeito Paulo Pinheiro mandou parar as obras que danificaram muitas calçadas e ruas. Será que eles tentaram enganar a população mesmo? – se aconteceu isso a administração da cidade deveria ser punida imediatamente pela justiça. Também tem a hipótese de que, eles foram alertados que o ex-prefeito já tinha feito os reparos na rede em sua administração, e como o prefeito atual sempre foi um incompetente no Legislativo não tomava ciência das obras da cidade e deu no que deu. Quis refazer o que tinha sido feito e acabou gastando do contribuinte a toa. Será ou tem alguma comissãozinha na jogada. Eles bem que poderiam falar à população…

O PT briga por segurança?!

Mirando as eleições do ano que vem, o vereador petista de São Caetano acredita que fazendo projetos para serem aprovados pelo prefeito peemedebista da cidade, vai conseguir granjear mais adeptos a sua campanha ano que vem. Esquece o vereador que existe várias entradas e saídas do município, e a Delamare é só uma delas, todas as outras também tem algum tipo de problema. Enquanto que se preocupa com a Av. Delamare, esquece que existe o restante da cidade que implora por mais segurança, e o vereador poderia ser mais bonzinho e fazer algumas indicações ao seu prefeito que parece que não enxerga os problemas da cidade por miopia política e falta de responsabilidade com a população que o elegeu. Já não basta o que o vereador fez pelo Conseg? – o que ele quer mais?

Quem são os novos contratados e quanto irão custar aos cofres públicos?

A prefeitura seguindo a lei da informação e da transparência, poderia informar a população quantos ex-candidatos a vereador e seus cônjuges (se casados) e também futuros candidatos, foram nomeados e ou admitidos através da TB Serviços nos últimos 18 meses para comporem o governo de Paulo Pinheiro e não ficarem soltos para trabalharem contra ele nas próximas eleições. Desafiamos também que o prefeito e o seu secretariado divulgue os salários destes atuais funcionários, o que eles fazem e o quanto que é oneroso aos cofres públicos manterem estes supostos candidatos e ex-candidatos e seus familiares na folha de pagamento. Será que não temos o direito de saber, visto que somos nós os tolos em pagar por tal arbitrariedade, a de dar emprego em troca de apoio? É a mesma coisa que comprar votos futuramente, só a justiça eleitoral e o MP não enxergam isso. A coisa pode piorar daqui pra frente, só com os novos partidos que estão sendo adquiridos pelo prefeito. Tem mesa até no corredor da prefeitura de tanto funcionário sem sala e sem função…

Psiquiatria para a população…

As declarações do secretário de saúde Jesus na rede Globo na última quinta-feira é prova cabal que a população de São Caetano está precisando sim de um CAPS, porque este nosso prefeito está deixando muita gente louca na cidade e para atender a todos, só um prédio reluzente (dia e noite) para comportar tanta gente assim. De político e louco, todo mundo tem um pouco, – será que é isso que o secretário quis dizer. Se for, nem ele salva, porque ele não é psiquiatra e o prefeito não é cirurgião plástico, para dar um jeito na cara de pau de alguns com certas declarações.

E o PT heim, tá na mira da justiça…

O PT – Partido dos Trabalhadores agora vai sofrer um pouquinho com os juízes da Lava Jato. É que o ex-presidente Lula e amigo pessoal de Luiz Marinho, foi citado pelo dono da construtora Odebrecht como um dos favorecidos em tráfico de influência para concessão de empréstimos do BNDS, ganhando em troca alguns favores não explicados e viagem às custas de empresas para negociar alguns contratos. Na reportagem da revista que denuncia Lula, a Odebrecht ganhou contratos depois de viajar as custas da empresa em 2012. Demorou, mas começou a aparecer as ramificações da operação Lava Jato no ABC, e os amigos pessoais de Marinho, estão sendo lembrados pelos donos das empresas. Daqui a pouco a coisa vai esquentar ainda mais, é esperar pra ver… e quem estiver junto vai afundar também.

Comunicação não consegue fechar licitação

Não é a primeira e nem será a última vez que a secretaria de comunicação dirigida pelo ilustre senhor Fernando Scarmelotti vai conseguir fechar a licitação de publicidade de São Caetano. A cada investida do prefeito e do secretário em entregar à licitação a uma agência outra se sente lesada e entra com mandato de segurança. Desta vez foi a Octopus de Santo André que está reclamando o favorecimento a empresa Sotaque, ligada à administração de Luiz Marinho de São Bernardo, que não admite perder a licitação se apresentou os menores preços entre as concorrentes, mas mesmo assim não foi beneficiada. Afinal, o que a prefeitura de São Caetano está querendo fazer com o dinheiro público da publicidade oficial? Favorecer amigos de São Bernardo que lhe deram uma mãozinha na campanha eleitoral ou tem mais coisas escondidas por detrás das portas do Palácio da Cerâmica? Vá saber.

Mais uma escola

O ex-secretário interino de Educação, Nilson Bonome encaminhou medidas para a construção de mais uma escola no bairro Santa Paula, na rua Saldanha Marinho, ao lado do Hospital de Emergências Albert Sabin. Excelente a ideia do secretário e do prefeito Paulo Pinheiro de construir mais escolas, enquanto que deixa uma prontinha abandonada na rua José Paolone no mesmo bairro construída pelo ex-prefeito, onde é só colocar os móveis e as crianças. Só não a utiliza o espaço porque é velho birrento e tornou-se inimigo do ex-prefeito e como a escola tem o nome de familiar do ex, a coisa fica ainda pior. Pior também ficaram a escola a ser construída na Saldanha Marinho, onde existe no terreno da prefeitura um estacionamento particular explorado pelo ex-proprietário como se ele ainda fosse o dono. A prefeitura cobra aluguel do espaço?

O local não é confiável…

Ao lado do Hospital de Emergências, é o local destinado a ser a nova escola de Pinheiro. Só que serão feitas obras para que o quadrilátero compreendido pelas ruas Saldanha Marinho, Aurélia, Nazareth e Pres. Kennedy não sofra mais com as enchentes? ou deu amnesia prolongada no prefeito e ele esqueceu que o local é propenso a enchentes, e o próprio hospital e seus funcionários vivem em apuros em épocas das chuvas e as crianças que ali se instalariam na escola também teriam o mesmo problema. O secretário Bonome, nós sabemos que ele não conhece a cidade e seus problemas porque não mora aqui, caiu aqui, mas o prefeito? – no mínimo teria que lembrar e ter conhecimento das enchentes.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.