Praça Faria Lima, quem sabe onde fica?

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

28 de Março

Por ninguém conhecê-la por nome, é que a prefeitura de São Caetano abandonou-a desde o início desta administração, mas é lembrada quando se fala da praça da rua Ivaí, ou praça da Bica da rua Ivaí. Esqueceram totalmente da praça, e de pouco em pouco ela vai perdendo seu espaço para os carros dos funcionários da escola Eda Mantoanelli e moradores dos arredores que a utilizam para estacionamento particular. Espaço que poderia ser bem utilizado pela população com banco e grande quantidade de árvores, está sendo degradada pela falta de manutenção e atenção da prefeitura.

Dinheiro sobrando e secretário e prefeito querem 102 viaturas

Parece que vai começar a aparecer parte dos 3 bilhões de reais arrecadados pela prefeitura de São Caetano neste quase três anos da administração Paulo Pinheiro. Agora seu ego quer comprar, a pedido do secretário de governo Bonome, 102 viaturas para a guarda municipal, além de coletes, uniformes, armas e munições.

Parece que apareceu do nada dinheiro na administração, ou o prefeito e seu secretário acredita que a população é burra, e vai mudar de ideia em relação a administração até agora, depois de dois anos sem fazer nada pela cidade, só porque está chegando as eleições e ele quer novamente o posto de xerife.

Quanto as 102 viaturas, eles devem estar pensando em dar uma para cada GCM se divertir na cidade e região, afinal, não vai ter tanto guarda assim para dirigí-las. Mais da metade tem desvio de função, outra metade guarda os próprios municipais e não precisam de viatura, então sobra mais viatura que GCM, pra quê 102? – não seria melhor devolver a GCM para suas verdadeiras funções e assim garantir a segurança da cidade? – daí a metade das viaturas bastavam fazer ronda pela cidade ou 4 por bairro.

Ministério Público vai atrás de Luiz Marinho, causa: Sotaque

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, além da forte resistência no Legislativo por causa das inúmeras ações erradas em sua administração nos quesitos licitações, agora também tem o Ministério Público em seu encalço, no tocante as licitações de publicidade da prefeitura e Consórcio Intermunicipal, onde até ontem era seu mandatário mór (mas não mudou muito não, depois de sua saída da presidência ele continua mandando segundo o presidente atual), onde ele, Marinho indicou e firmou contrato com a empresa Sotaque que já trabalha para a prefeitura de São Bernardo e envolve milhões de reais da entidade. O Ministério Público quer saber por que o prefeito Marinho tenta a todo custo turbinar a empresa Sotaque nestes dois contratos com verbas milionárias…

Que asfaltinho lixo estão colocando…

Com o custo que estão pagando pelo piche para colocar em 50 quilômetros de ruas de São Caetano (serão 50 mesmo) em média de 54 mil reais o quilômetro de rua, está bem caro pelos padrões do serviço contratado pela prefeitura e pela secretaria de Obras. O serviço está tão caro e mal feito, que é uma vergonha o secretário Júlio Marcucci sair e dizer que está excelente. Se dizer isso é porque ele não saiu para ver o que estão fazendo pela cidade os servidores e a empresa contratada para asfaltar algumas das principais ruas do município. Dá vergonha como munícipe, ver o serviço executado sem o esmero capricho que a população merece. Será que a população merece o que estão fazendo da cidade? – Senhor secretário, faça juz a seu salário, e interrompa os serviços prestados por esta empresa que está asfaltando a cidade. Mal acaba o serviço em uma rua, tem outra turma remendando, visto a péssima qualidade do material e serviço prestado a comunidade. Basta andar pela rua São Paulo e Amazonas.

Esqueceram de mim, será?

Alguns grupos sociais de São Caetano estão querendo promover uma sabatina entre os futuros candidatos a prefeito da cidade, que devem ocupar o lugar do atual prefeito Paulo Pinheiro, que não deve ganhar nem para síndico de seu prédio no próximo ano. Dentre os convidados pelos grupos sociais, se eles aceitarem a fazer uma sabatina para saber se os outros que estavam nas pesquisas?

Esqueceram de mim II

Afinal qual é o candidato ideal para concorrer para governar São Caetano? – esses grupos acreditam do jeito que querem fazer, serem eles que irão indicar o melhor candidato a população. Será que é assim que funciona? – Na última eleição a de 2012, teve um grupo que liderou a campanha de Paulo Pinheiro, o “BASTA”, que soube inclusive em redes sociais conseguiu desmontar a candidatura da adversário de Paulo Pinheiro, desmoralizando-a completamente, e o que ganharam com isso? – o que se comenta, foram diversos empreguinhos na administração. Não estou dizendo que será a mesma coisa, mas, a população deve ficar atenta com tudo para não errar novamente.

Esqueceram de mim III

Voltando aos candidatos convidados, esqueceram o principal deles, que está se movimentando desde o ano passado e já dizendo ser candidato de primeira linha, Gilberto Costa, que apareceu na lista dos três mais da última pesquisa e ninguém mencionou o nome dele e o candidato do PT, o ilustre desconhecido Jair Meneguelli (será?). Meneguelli seria até normal não lembrarem seu nome, porque ele mora somente na cidade, mas não faz parte alguma da sociedade local, estão até querendo eliminá-lo da disputa, mas, não tem nenhum candidato que consiga atingir os 12% das últimas eleições. Daí, qual a real intenção destes grupos que querem sabatinar os candidatos. Será que já estão a serviço de algum candidato em São Caetano? Vá se saber por que… só o tempo dirá…

Traidores querem voltar

Parece que o prefeito Paulo Pinheiro vai começar a economizar dinheiro com alguns comissionados, que ganham sem trabalhar (será?). De acordo com boatos, os comissionados traidores do ex-prefeito parecem que querem voltar a suas casas, ou melhor, ter voz de comando em seus partidos, para isso terão que decidir de que lado ficarão. Se ficar com o Paulo, como optaram, continuam na folha de pagamento e não se elegem a nada, nem como síndico de prédios, um é até mais arrogante, quer voltar e ainda tomar conta do partido que ele mesmo traiu nas eleições, tudo por um carguinho. Será que é só promessinha antes das eleições, pois vai ser difícil isso acontecer… (e ter de pagar contas antigas é mais difícil ainda…).

Em épocas eleitorais… até óculos de graça

Na época do ex-prefeito Tortorello, para conseguir uns votinhos a mais, ele dava dentadura e óculos pra todo mundo, até para quem não precisava. Parece que o prefeito e um vereador do PMDB aprendeu a jogada e já entrou com projeto de lei na Câmara Municipal. Por enquanto é só banco de óculos, depois quem sabe, vem o de dentaduras e sabe mais o que pode vir. Só falta instituir também o Bolsa Dentadura – óculos e afins, como vem ocorrendo Brasil afora para alguns políticos se elegerem. Aqui não é diferente não, também tem bolsa qualquer coisa, e, se não tem vai ter é só esperar. É ano eleitoral e tudo pode acontecer…

Vereador agora quer partido…

O vereador, causídico e cantor Eder Xavier, expulso do PCdoB por seu radicalismo excessivo, e algum tempo atrás disse não querer ser mais vereador, agora parece que mudou de ideia e está a procura de um partido que o acolha, porque que um novo mandato no legislativo sancaetanense. Seu mais polêmico e único projeto de lei, o da Tribuna Livre, não vingou porque a população não quer ser ridicularizada antes das sessões. Mas ao que tudo indica ele tem novo projeto para a próxima legislatura, nesta, ele já fez o que tinha de fazer. Ganhou para fazer um único projeto. Deve ficar difícil sua reeleição porque agora não terá mais quociente eleitoral, é cada um por si… mas antes terá de aprovar suas contas eleitorais que ainda estão no tribunal. Será que consegue?

Vai sobrar pra Paulo… e povo de São Caetano pagar a conta

Ao que tudo indica, vai sobrar para Paulo também responder ao Ministério Público (quando a justiça fazer ligação), que a licitação de publicidade da prefeitura de São Caetano teve uma mãozinha também do prefeito Marinho e uma principal peça da licitação publicitária nos três casos, é uma ex-funcionária da agência e passou como funcionária pelos três principais clientes e comandava as licitações. Se fosse só isso seria fichinha, para a justiça. Caso o MP queira realmente investigar, que investigue também todas as irregularidades denunciadas nos últimos anos que ocorrem na administração pública de São Caetano. Como medicamentos, asfalto podre nas ruas da cidade, o valor das bicas de água, os coletes e munições vencidos, os funcionários fantasmas, o falso médico que mora (morava) na cidade na casa de um governante atual e por aí vai, não dá para enumerar todas as irregularidades administrativas numa só notinha…

15 milhões e não precisa de concorrência

Que empresa felizarda, ganha contrato de locação por 36 meses com a prefeitura de São Caetano (o prefeito vai ficar até final do ano que vem), no valor de 15 milhões de reais para locação de software. Não tinha equipamentos mais baratos no mercado não? – porque a prefeitura não os compra, não sai mais barato para os cofres públicos? – Quem são os donos da empresa felizarda?- Não precisa de concorrência pública nesse montante de dinheiro público. A felizarda GM Quality Comércio Ltda. Por incrível que pareça a empresa nem vai locar, vai dar licença de uso, talvez de equipamentos que nem sejam seus. Essa o MP deveria averiguar com urgência, principalmente porque o prefeito que assumir daqui a 17 meses a prefeitura terá de arcar com o prejuízo deste contrato e se quiser rescindí-lo deve pagar multas altíssimas. Até eu iria querer um contrato desse, e por falar em sócio, quem são os proprietários desta empresa mesmo? E de onde ela é?

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.