Paulo Pinheiro abandona quem o elegeu e vai atrás de forasteiros para compor equipe

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

11 de Abril

Quem conheceu a administração sancaetanense nos primeiros dias de governo Paulo Pinheiro pode achar estranha, ou até cômica a situação dos “políticos” que ajudaram ele a se eleger a prefeito em 2012. Todos foram abandonados e ou descartados pelo prefeito e sua família, e agora são trocados por pessoas que nada tiveram a ver com sua eleição.

São desde funcionários públicos de carreira que foram afastados até os comissionados, e, principalmente os secretários municipais que se perderam no meio do caminho, talvez por incompetência e/ou quiseram consertar o que estava errado na administração comandada pela família Pinheiro e não tiveram chance de fazê-los. Dentre eles estão: Jarbas Zuri (esporte); Eduardo Casonato, Mario Chekin, Wellington Kalil, Salum Kalil, Walter Figueira, Lázaro Leão, Júlio César Garcia de Galárraga, Daniel Contro, Dorival Fernandes, José Quesada Farina, Odair Mantovani, Eder Xavier entre outros.

Enquanto isso traz para cidade desconhecidos para cuidar das contas públicas e intermediar acordos com os vereadores como: Jorge Alano, ex-secretário de Finanças do PT de São Bernardo e Nilson Bonome de Mauá e ex-secretário demitido no governo Aidan Ravin de Santo André. Para quem já está falando que está eleito para o segundo mandato, abandonar quem o ajudou para colocar caras novas na administração é sinal maior de fraqueza e, desprezar a ajuda amigos que ele com certeza vai precisar para as eleições. PT com certeza não fará parte da próxima administração porque não quer ser derrotado mais uma vez, e agora com a ajuda do PMDB. Quem vai confiar?

Gilberto Costa a um passo da administração? Serão apenas boatos? ou…

Em se tratando de política, nada é descartável. Um dos maiores críticos da atual administração, Gilberto Costa está sendo colocado ao lado do atual prefeito Paulo Pinheiro, o mesmo prefeito que ele vem criticando há mais de dois anos taxando-o de incompetente juntamente com toda a sua secretaria. Até a primeira dama já confidenciou a amigos que se ele for admitido como aliado, ela abandona tudo, até a cidade e vai embora, bem como a filha (Gica Pinheiro) adotou o mesmo discurso, não sabemos se mudou, mas… na política, vá se entender. Ultimamente, Giba está sendo colocado de volta no Esporte, no Gabinete e até como assessor de assuntos aleatórios como interlocutor junto aos vereadores na Câmara, onde foi vereador por quatro legislaturas. O homem está bem cotado por jornal diário local que o coloca em todos os cargos possíveis, se é verdade ninguém sabe, mas, boatos dão conta que os fatos não são apenas boatos, e que Paulo Pinheiro, tá baixando a guarda para seus desafetos políticos e não está ligando mais para as críticas, visto que ele já percebeu depois de dois anos que não tem capacidade para retroceder no tempo e arrumar o que conseguiu destruir.

Quando isso acontece, é porque a administração não tem mais jeito mesmo, e o barco está a deriva há muito tempo, totalmente sem comando…

Ainda, segundo Gilberto Costa, isso é somente boatos e mentira do jornal.

Depois falam que a oposição é contra a administração

Dias atrás, foi dada a notícia de que as viaturas da GCM teriam um sistema inédito de monitoramento, tipo a que foi divulgada na administração passada, a qual o prefeito Paulo Pinheiro era na época vereador. Bom, se foi feito na anterior como pode ser inedito secretário de comunicação Fernando Scarmelotti? – é a mesma coisa dizer que a invenção da televisão portátil ou a câmera digital seriam ineditas para a administração que vive na idade da pedra. Se fosse pelo menos o secretário de Governo Nilson Bonome falar sobre o assunto, tudo bem, ele não mora aqui e nem sabe das ações da segurança nos anos anteriores, mas o prefeito e o secretario de comunicação sabem.

E ainda o comandante da guarda municipal acredita no que os outros falam, ele também deveria saber, pois já está na GCM há muito tempo…

DAE abre buracos e não sabe fechar

Já não bastasse as inúmeras irregularidades espalhadas por toda a cidade, a falta de limpeza nas ruas e logradouros públicos, agora é o DAE – de São Caetano que está dando o que falar de suas inúmeras obras espalhadas pela cidade. É absurdo puro desta autarquia que não respeita o morador e muito menos o pedestre. São inúmeras calçadas quebradas e abertas para troca de canalização que ficam abertas por diversos dias, sem que o DAE tome as devidas providências para fechá-los. Como se a população não estivesse em primeiro lugar. São totalmente irresponsáveis, porque a população é obrigada a andar no meio da rua porque a autarquia não fecha os buracos que abre, ou melhor, só fecha quando eles querem ou os buracos estão em ruas de algum político.

Valetas também não são fechadas…

Além das calçadas, parece que o DAE também não gosta muito de fechar os buracos (valetas) que abrem pela cidade, e causa transtornos aos motoristas desavisados que existem obras que podem danificar seus veículos, e que o DAE não paga pelos danos causados aos veículos. Errado, mas é verdade, a autarquia deveria ser responsabilizada pelos danos aos veículos e a falta de conservação dos passeios públicos que ela destrói e só arruma quando questionado pelos proprietários dos imóveis. Falta de responsabilidade também da prefeitura que não cobra a autarquia e deveria pagar pelos prejuízos também. O desrespeito com a população que paga impostos em São Caetano é visível, só quem não vê são as autoridades, autoridades estas incompetentes e coniventes com os abusos constantes… O DAE ultimamente está seguindo o padrão de serviços que a prefeitura está oferecendo a população…

Praças públicas estão um lixo

Bem, senhor Prefeito Paulo Pinheiro, que sua administração é ruim não precisa ninguém falar, porque está escarrado por toda a cidade, mas, deixar os cartões postais da cidade, que são as praças públicas abandonadas parecendo um monte de lixo, isso já é demais. Se nós fôssemos os administradores deste município sentiríamos vergonha de morar num lixo que está todo o município, só o senhor e sua turminha de secretários não enxergam isso, ou fazem que não enxergam. E nosso secretário de serviços municipais que ganha 18 mil por mês cadê o homem que não sai pela cidade para ver o que está acontecendo que seus homens não estão trabalhando? – será que ele não é competente para o cargo que exerce? – bem, nem o prefeito o é, por que ele escolheria alguém que fosse mais trabalhador que ele? – então se persistir o que vem acontecendo daqui uns dias a São Caetano de outra bonita e limpa, vai virar um mato só e cheio de lixo…

Cavalos, burros e asnos, em vez de carros para a GCM

O prefeito de São Caetano deveria comprar algumas dezenas de burros, cavalos, bois ou qualquer outro animal de quatro patas que coma grama para não precisar limpar as praças públicas, ou aproveitar e utilizar os funcionários fantasmas para capinar. Só assim mesmo para acabar com tanto mato e capim por todas as praças públicas da cidade. Contando o Parque Chico Mendes, a Av. Tijucussú, a Av. Goiás (central), praça Inácio Rodrigues e Rua Nazareth, uns 100 cavalos dariam conta do recado e custariam bem menos que os carros para a guarda municipal e não causaria mais poluição na cidade. Ops: Sobraria ainda dinheiro para alguns carros da GCM também, pois os animais custam bem menos.

Fim da primeira etapa do asfalto novo?

Que asfalto é esse que além de não cobrir nada em alguns pontos já estão se deteriorando? – como nas ruas São Paulo, Amazonas e Alameda São Caetano? – este é o tipo de serviço prestado pela prefeitura em dois anos, como sendo o carro chefe da administração? – Quando realmente serão asfaltadas as ruas corretamente?, e não pintadas com piche?. A administração parece que não sabe a diferença entre asfalto e pintura. Um tem aproximadamente cerca de 10 cms de espessura para mais e o que está sendo feito, não tem nem 2 cms de espessura, portanto é pintura. A população está pagando gato por lebre no custo do asfalto, ou a administração sabe, e como não tem competência para inquirir a empresa, deixa como está para enganar a população, ou o serviço foi contratado pelo prefeito deste jeito mesmo só para enganar os munícipes. Daqui uns dias, o prefeito poderá passar pelos mesmos lugares e notar o quanto de errado está sua administração, e constatar a quantidade de buracos que estarão abertos no asfalto magnífico implantado na malha viária do município. É esperar para ver, pois o tempo mostrará…

Não sobrou asfalto…

A prefeitura de São Caetano planejou tão bem sua estratégia de gastar 2,7 milhões asfaltando 52 quilômetros de vias públicas (se isso é asfalto que a administração conhece), que esqueceu a própria rua em que o prefeito mora, a rua José Benedetti. Tanto que dias atrás, passaram pelo local tapando os imensos buracos que se encontravam entre as ruas Rafael Correia Sampaio e São Paulo, enquanto que no bairro Prosperidade sobrou piche para tapar somente um buraco imenso defronte ao único banco do bairro. Isso que é estratégia governamental, o resto é resto…

Deu xabú…

Teve político que não gostou muito da última edição do Jornal Imprensa ABC, quando foi dado o devido destaque ao micro empresário que ganhou concorrência na Câmara Municipal e foi devidamente desclassificada pelo presidente da Casa, Paulo Bottura que indicou para a vaga o segundo colocado, tudo porque o cidadão também ganhou cargo de confiança no gabinete do prefeito um mês depois. Queria tudo e ficou sem nada. Deu xabú para o micro empresário que não deve ter gostado nada da repercussão, muito menos para o político que o indicou, e o mico ficou por conta do prefeito que teve de descartar seu mui amigo dias depois. Será que era amigo mesmo?

Quem queria fiscalizar tudo, está calado…

O vereador causídico e cantor Eder Xavier, está como nunca gostou de ficar. Surdo, cego e mudo, igual a justiça. O ímpeto de querer fiscalizar tudo do governo municipal parece que não se aplica ao governo que ele defende, o de Paulo Pinheiro, principalmente depois que assumiu a pasta de Esportes e foi obrigado a deixá-la dois meses depois por divergências entre os dirigentes esportivos e atletas. Mas este não é o caso. A fiscalização deveria ser mais contundente agora senhor vereador, depois de tantas denúncias de irregularidades contra a administração do prefeito Paulo Pinheiro que o senhor está defendendo com unhas e dentes, não acharia propício umas investigações por parte de VSa. ou já perdeu o bonde e não quer mais saber de nada no que se refere a irregularidades administrativas? A população paga seu salário para fiscalizar, lembre-se disso…

Padrão de qualidade da Saúde de São Caetano, está como o padrão da secretaria de serviços municipais. Um lixo! – Nem Jesus Salva!

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.