Contas reprovadas

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

15 de Novembro

Eder Xavier terá o mesmo empenho ao votar as contas reprovadas de Pinheiro?

Eder Xavier terá o mesmo empenho ao votar as contas reprovadas de Pinheiro?

As contas da prefeitura de São Caetano do Sul, exercício de 2013, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o conhecido TCU, o mesmo que votou as contas do ex-prefeito no exercício de 2012. Será que os vereadores da situação vão acompanhar o parecer do TCE, reprovando as contas de Paulo Pinheiro, assim como já declararam que irão fazer com as contas do ex-prefeito. Neste quesito ainda não se manifestou o vereador Eder Xavier, que dias atrás fez uma declaração inusitada a um jornal local, onde dizia que – “do ex-prefeito ele é quem vai cuidar, em referência as contas também do TCE. Será que ele vai votar contra o TCE, em favorecimente ao prefeito Paulo Pinheiro? Só Deus sabe, ou nem ele… porque o vereador cada vez fala uma coisa diferente…

Brincando de esconde-esconde

Marcas de uma administração incompetente....

Marcas de uma administração incompetente....

A secretaria SEMOB, deveria ter outro nome, porque o que ela anda fazendo pela cidade, está mais complicando a vida dos pedestres e motoristas do que ajudando. Em algumas inversões de ruas, o que fizeram foi para prejudicar o motorista, outras é pra confundir mesmo. Tem moradores que pedem para mudar direção de rua e colocar mão única e depois nem eles mesmos respeitam ou reclamam quando vê alguém desrespeitar a lei, e entrar na contramão. O SE MOB vai e muda a rua e não muda as placas, passam-se dias, semanas, meses e nada de mudar as placas. Será que o pessoal do SEMOB não conhece sinalização de ruas? Placas devem estar em lugares visíveis, e não escondidas atrás de árvores. O secretário municipal Odair Mantovani pode nem ter culpa, mas ele pelo menos deveria fiscalizar o que seus empregados estão fazendo pela cidade, e o prefeito também. Todos ganham para manter a cidade em ordem, e não é pouco não.

Anne Sullivan, mães pedem socorro

Na eminência de terem suas portas fechadas, mães de alunos da Escola Anne Sullivan pedem socorro. Mas, não vai adiantar muito não. A ordem partiu lá de cima, do Governo Federal ou melhor Ministério da Educação. A APAE, deve aumentar sensivelmente seu número de alunos para os próximos dias, e de professores também, visto que, a cada aluno é dispendido não um professor, mas, em certos casos até quatro professores para cada sala de aula. Será que o governo vai bancar esta conta? – ou vai deixar para a entidade se virar. Rede pública de ensino normal, não pode receber os alunos deficientes da Anne Sullivan. Não tem capacidade de ensiná-los adequadamente…

Segurança continua na mesma… péssima

Sai secretário, entra secretário novo, e a segurança pública de São Caetano continua uma porcaria. Só fiscalizam as principais avenidas da cidade no período noturno, as outras ruas mais de 90% da cidade fica desguarnecida de segurança. Não se vê Polica Militar e nem GCM andando pela cidade no período noturno. Portanto não se sabe porque eles ganham um extra da cidade na tal Operação Delegada. A população quer mais segurança, senão, não há sentido pagar extra para PMs e GCMs. De dia alguns PMs tomam conta do comércio, mas, se acontecer algum crime nas proximidades, eles nem irão saber, porque estão a pé, parados nas esquinas ou defronte a lojas parados. Esta é a tal Operação Delegada? – onde a população só paga, e não vê resultados?… Enquanto isso, tem ruas na cidade, principalmente as travessas próximas a rede da eletropaulo, que cruzam a cidade, fedem a mato queimado para não falar outra coisa, e ninguém fala nada. Não há fiscalização nenhuma policial na cidade após as 22 horas. Eles (os policiais) não fiscalizam nem o trânsito, e os motoristas com carteiras compradas, só pode ser, continuam a fazer barbaridades nas vias públicas, enquanto que os motoqueiros não respeitam ninguém, para eles, semáforo fechado é sinal de trânsito livre …

Mais dinheiro jogado fora

Enquanto que algumas instituições assistências, tipo, aquelas que usam mesmo o dinheiro para beneficiar o próximo, tipo Lar Bom Repouso, APMs, a Rede Feminina de Prevenção ao Câncer e algumas outras, recebem o mínimo possível atenção governamental, outras tipo ongs de cachorros (nada contra os animais), a de teatro e mais umas 15 delas mais ou menos, recebem subvenções por que? – ninguém explica. Tem alguma mágica para receber benefícios da prefeitura? – A população deseja saber, porque é dinheiro público jogado fora e pelo menos uma delas é de funcionário público, que além de verbas subvencionadas, além de recebem como funcionário e ainda recebem verbas também via publicidade paga da prefeitura. Será que o Ministério Público tá de olho pra onde está indo o dinheiro público, e para quem, afinal é dinheiro de impostos pagos por todos nós… Se é pra jogar fora, que jogue nos cofres de instituições que realmente trabalham para o bem estar da população e não de apenas alguns…

Bico fechado

O secretário de comunicação de SCS ainda não se pronunciou sobre os últimos acontececimentos que estão deixando a população de antena ligada quanto a administração municipal, principalmente referente a Sáude e a Segurança pública, que estão cada vez pior na cidade. Se antes já não era muito boa, mas tinha medicamentos nas UBS, hospitais municipais e postos de saúde do município, agora descambou de vez. Agora além da falta de medicamentos, também a falta de higiene ataca diretamente a população que não tem plano de saúde particular (a maioria da população não tem), que fica sem saber a quem recorrer, pois se um médico, o prefeito Paulo Pinheiro não dá um jeito na situação, quem daria? – só Deus sabe… por isso a secretaria de comunicação não fala mais nada…

O TC condenou

Saiu a lista de pessoas que deverão devolver dinheiro aos cofres públicos de São Caetano, porque receberam à mais na administração por erro na computação de horas extras. Dentre as pessoas – funcionários públicos estão Merle Marlene Trassi é secretária municipal atualmente – foi da administração anterior, Ana Maria Calfaro, trabalha na prefeitura readmitida na atual administração, Maria de Lourdes Silva – voltou para o DAE,Sonia Maria Franco Xavier está na Pró Memória, e alguns outros menos importantes… ainda estão na administração ou foram convidados a retornar… Ao todo eles deverão devolver cerca de 4,4 milhões de reais. OBS: os nomes acima só são alguns, a lista é bem maior, mas vários deles não estão mais na administração. Se a prefeitura errou (Merle Trassi e Ana Calfaro), que devolvam aos cofres públicos. Errar em benefício próprio é muito estranho. Vamos aguardar a lista de funcionários do Paulo Pinheiro, que deve sair em breve…

Dib prefeito? pelo PSDB

Willian Dib, se julga a renovação e quer disputar o cargo de prefeito em SBC.

Willian Dib, se julga a renovação e quer disputar o cargo de prefeito em SBC.

Alvoroço lá pros lado de São Bernardo, depois do anúncio da candidatura do deputado federal Willian Dib a prefeito pelo PSDB nas próximas eleições. Ele, já ocupou o cargo por seis anos, dois quando foi vice de Mauricio Soares que abandonou o cargo e depois eleito para o mandato seguinte com mais de 70% de aprovação, derrotando o então candidato petista Vicentinho. Foi a pior derrota do PT naquela eleição, o que pode acontecer de novo em 2016. Não importa o candidato de Luiz Marinho, a eleição vai ser difícil na cidade, ainda mais, se Dib, ceder lugar a dupla Morando/Alex – recordistas de votos na cidade nas últimas eleições.

Verba a mais para o Consórcio, por que?

Na eminência de o prefeito Luiz Marinho de São Bernardo conseguir ser reeleito mais uma vez para presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, São Caetano quer repassar a entidade este ano, 4,4 milhões de reais. Absurdo, absurdo, absurdo, diria o vereador Eder Xavier que mnão se posicionou sobre o assunto e talvez nem vá, porque o assunto dele é somente o ex-prefeito, segundo suas próprias declarações em jornal regional. Mas que é absurdo é a quantia destinada ao Consórcio, visto que em 2012, a verba foi de pouco mais de 600 mil reais, em 2013, – 2,4 milhões e em 2015, já tem destino certo a verba de 4,4 milhões de reais. Pra que tanto dinheiro para o Consórcio? – ninguém sabe, só se sabe que será gerido pelo PT do Luiz Marinho, o mesmo que bancou a campanha de Paulo Pinheiro em São Caetano. Lembrando que, outras verbas destinadas a assistências sociais foram reajustadas em média 5% nos últimos dois anos, enquanto que para o consórcio, já chegaram a 600%.

São Caetano perde autonomia para avaliar licitação de publicidade

Situação é no mínimo estranha, uma cidade controlar a outra na área de publicidade

A contratação da empresa de publicidade Sotaque Brasil, pela prefeitura de São Caetano, que está em vias de ser concretizada, no mínimo é estranha, principalmente quando a mesma empresa, ganhou processos licitatórios nas prefeituras de São Bernardo, Santo André, Mauá e atualmente também a do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, todos comandados por petistas e orientandos pelo prefeito Luiz Marinho.

Estranha também a diretora adjunta da prefeitura de São Bernardo, Gabriela Rocha, avaliar e dar pitacos na contratação da mesma empresa para a cidade de São Caetano, cuja concorrência ocorrerá no próximo dia 4 de dezembro. Para o prefeito Paulo Pinheiro que alegou na época das eleições que não era aliado do Luiz Marinho, agora pode ter certeza de quem pagou a conta naquela época, e agora quer receber com juros e correção monetária. Esperamos também que o Ministério Público esteja de olho neste contrato, principalmente quando o maior interessado é o prefeito da cidade vizinha.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.