Atletas e personalidades que representam as cidades da região serão responsáveis pela condução da Tocha Olímpica. Haverá eventos culturais e esportivos em celebração ao evento.

Tocha Olímpica passará amanhã por São Caetano, Santo André e São Bernardo

Principal símbolo das Olimpíadas passará pela região a partir das 11:45h da manhã deste sábado. Haverá interdições e alterações no trânsito das cidades para a passagem. Organização proíbe uso de drones para captação de imagens.

A Tocha Olímpica chegará a São Caetano do Sul, primeira cidade a receber o símbolo Olímpico, aproximadamente as 11h45 de sábado (23), na esquina das Avenidas Goiás e Guido Aliberti, onde iniciará o percurso de 9,6km em que será conduzida por 45 condutores. O trajeto contempla as seguintes vias: Av. Goiás, Av. Kennedy, Rua Manoel Augusto Ferreirinha, Estrada das Lágrimas, Av. Guido Aliberti, Av. Nelson Braido, Av. Fernando Simonsen e por fim chegando ao Espaço Verde Chico Mendes. Todo o trajeto tem duração de aproximadamente duas horas.

Desde o início da manhã, os profissionais da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar estarão orientando o trânsito a fim de gerar o menor desconforto possível aos motoristas e transeuntes, indicando interdições e desvios.

A Avenida Goiás, será fechada a partir das 9h30 no trecho da Guido Aliberti até a Rua Major Carlo Del Prete. Já a Avenida Fernando Simonsen também será fechada no raiar do dia da Rua Eduardo Prado até a Rua Amazonas devido à cerimônia de celebração realizada no Chico Mendes. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, as demais ruas serão fechadas e abertas imediatamente assim que o comboio da Tocha for passando.

Proveniente da cidade de São Caetano do Sul, ela chegará em Santo André em um veículo na Av. Dom Pedro II, na altura do n. 2449, por volta das 15h. De lá terá início o percurso, que seguirá pela Av. Dom Pedro II, Rua das Monções, Rua das Figueiras, Paço Municipal, Rua Delfino Moreira, Rua Bernardino de Campos, Rua Campos Sales, Rua Luis Pinto Flaquer, Rua Coronel Fernando Prestes, Rua Caminho do Pilar, Av. Pereira Barreto, Av. Valdemar Mattei, até o Parque Central. A chegada ao parque está prevista para as 16h30. O percurso tem cerca de 7 km.

As mudanças acontecerão a partir das 14h30, com a interdição da Av. Dom Pedro II nos dois sentidos (Bairro-Centro/Centro-Bairro). Em alguns pontos, no entanto, as alterações terão início mais cedo. É o caso da Rua Campos Sales, no trecho entre a Av. Bernardino de Campos e Rua Luis Pinto Flaquer, que terá o estacionamento rotativo proibido a partir das 5h. Algumas vias próximas ao trajeto também serão interditadas no horário da passagem da tocha. A liberação das vias será realizada logo após a passagem da tocha.

A tocha estará em São Bernardo, a partir das 16h30 e percorrerá 12,8 km e será conduzida por 64 carregadores. O ponto de partida será na Avenida Senador Vergueiro com a Avenida Winston Churchill. Depois seguirá pela Vergueiro, passando pelo Paço Municipal, e será conduzida pela Rua Jurubatuba até a Praça Miguel Etchenique. De lá voltará ao Centro pela Rua Marechal Deodoro. No final deste percurso, ao passar pelo Paço Municipal e Parque da Juventude, percorrerá a Avenida Luca Nogueira Garcez e Avenida Kennedy no sentido Ginásio Poliesportivo.

Durante todo o percurso, os bloqueios das ruas acontecem em forma de ondas, ou seja, veículos batedores – da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Tiro de Guerra – irão orientar os motoristas, fechando ruas próximas ao percurso enquanto ocorre a passagem da tocha e dos veículos de apoio. Após a passagem, as ruas serão liberadas.

Mais informações

Soldados da Força de Segurança Nacional acompanharão a Tocha Olímpica nas três cidades. Os organizadores ressaltam a proibição do o uso de drones para captação de imagens no momento da passagem da Tocha Olímpica.