Basquete feminino de San-to André disputará pela Di-visão Especial dos Jogos Abertos do Interior de São Bernardo

Santo André disputa Jogos Abertos com 159 atletas

Sem participar na edição do ano passado, Santo André estará representada por 159 atletas no 80º Jogos Abertos do Interior, que serão realizados de 10 a 24 de setembro em São Bernardo. Das 20 modalidades inscritas, o município participará em 14, entre Divisão Especial, 1ª Divisão e 2ª Divisão, categorias femininas e masculinas. O objetivo da Secretaria de Esporte e Lazer é ficar entre os cinco primeiros colocados na classificação geral – em 2015, a cidade obteve o terceiro lugar em Bauru.

Para o gerente de Formação Esportiva da Pasta andreense, Paulo Honório Bastos Gomes, o PH, o handebol feminino, além do judô e do tênis de mesa, tanto feminino quanto masculino, devem ser os destaques na busca por medalhas. No entanto, terão ainda chances reais de pódios, segundo o gestor, basquete feminino, boxe masculino, ginástica artística feminina, xadrez feminino e malha masculino.

As demais modalidades em disputa por Santo André, entre as três Divisões oferecidas na tradicional competição do Estado de São Paulo, serão: futsal (feminino/masculino); ginástica rítmica (feminino); luta olímpica (feminino/masculino); natação (feminino/masculino); tênis (masculino) e voleibol (masculino). As 1ª e 2ª Divisões serão divididas ainda em equipes livres e nas categorias 14-16 anos a 20 anos, individuais e coletivas.

Na Divisão Especial, por exemplo, a competição será acirrada com o basquetebol e handebol feminino, além do voleibol masculino, que possuem atletas reconhecidos do público torcedor. Caso da ala Jaqueline de Paula Silvestre, 30 anos, da equipe adulta Santo André/Apaba, que integrou o grupo das 18 jogadoras pré-convocadas da Seleção Brasileira de Basquete para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Outro nome gira em torno de Flávia Vidal, goleira do time principal de handebol e que já defendeu o País em mundiais universitários, entre outros destaques da cidade.

O município andreense carrega 12 títulos de campeão nos Jogos Abertos do Interior, considerado um dos maiores eventos esportivos da América Latina – a última vez foi em 1996, em Bragança Paulista. Em 2015, não participou do torneio por uma decisão em conjunto com outras cidades do Estado. Neste ano, além dos 159 atletas, outras 29 pessoas, entre equipes técnicas e administrativas, fecham os 188 componentes de Santo André.