Marta Sobral recebe 14 atletas de alto rendimento de karatê

Um bate-papo descontraído sobre artes marciais, passando por basquete, até chegar ao sonho de todo atleta: disputar os Jogos Olímpicos. Assim a secretária de Esporte e Lazer de Santo André e ex-pivô da Seleção Brasileira de Basquete Feminino, Marta de Souza Sobral, na vez de anfitriã, recebeu 14 atletas da cidade, entre campeões pan-americanos e sul-americanos, que participaram, entre 19 e 21 de setembro, do Campeonato Brasileiro de Karatê Inter-estilos, em São Paulo. No saldo, 13 medalhas conquistadas – quatro de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.

“Estou emocionada gente. A sala é pequena, mas fiquem à vontade. Sou assim mesmo, como ex-atleta sempre vou me emocionar”, dizia Marta, ao cumprimentar e beijar um a um, na porta do local onde trabalha, desde janeiro do ano passado, agora, como gestora à frente de uma secretaria que, por duas décadas, foi sua razão de viver. Aliás, da família de oito irmãos, dos quais, três de basquete e um de boxe, o querido e saudoso Rony, já falecido.

E foi além para um público de adolescentes e adultos, entre 12 e 28 anos, com faixas diversas na cintura do quimono: branca, roxa, laranja, azul, marrom e preta. “Sei muito bem o que é ser discriminada. Não ter lanche nem transporte para as competições. A escassez de verba para a nossa área. Por isso, aqui, junto ao governo Carlos Grana, minha luta é para que o Esporte de Santo André cresça”, afirmou Marta.

Pela primeira vez, os caratecas, todos originários do cur-so esportivo de karatê no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, vieram à Secretaria de Esporte e Lazer, insta-lada no sétimo andar do prédio do Executivo e conheceram a secretária ex-atleta de Basquete, que traz no currículo as me-dalhas de prata nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e de bronze, em Sydney (2000).

No comando dos 14 esportistas, a ex-atleta faixa preta e atual técnica Cintia Yumi Yonamine, que há 19 anos trabalha com karatê na Prefeitura. No Brasileiro, a treinadora levou o ouro em katá, individual, categoria master – 36 a 45 anos. “Viemos trazer a premiação conquistada no campeonato em nome de Santo André, além de te conhecer e agradecer”, afirmou a treinadora à secretária Marta.