Recuperação do gramado do Bruno Daniel irá durar dois meses, segundo cronograma do COB

Gramado do Bruno Daniel será restaurado pelo COB

Estádio de Santo André será local de treinamento para as seleções de futebol feminino e masculino das Olimpíadas Rio-2016

A partir do próximo dia 23, o gramado do Estádio Bruno José Daniel, equipamento municipal na Vila América, em Santo André, começa a ser revitalizado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), em parceria com a Fifa. Uma empresa foi contratada para fazer a recuperação do campo, que será local de treinamento de seleções femininas e masculinas de futebol, ainda não definidas, dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto. Pelo cronograma do órgão, o trabalho terá duração de dois meses e será finalizado dia 23 de julho.

Entre os serviços que serão executados no gramado, a comando do COB, estão corte vertical; aeração e descompactação do solo; cobertura; plano de adubação e controle de plantas daninhas, além de demarcação e pintura das linhas do campo. Também será criado um plano de manutenção do período de utilização do espaço por parte das equipes de futebol.

“É uma recuperação agressiva do gramado do Bruno José Daniel”, reforçou Fábio Rubson da Silva, diretor de Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer. O gestor adiantou ainda que, após o período de treinamento pré-Olímpico, o gramado será entregue “inteiro” à Prefeitura, inclusive com a recuperação em 100% do sistema de irrigação – o espaço é utilizado pelo Santo André, time de futebol que disputará a Série A-1 do Campeonato Paulista em 2017, após cinco anos de jejum.

O Estádio Bruno José Daniel foi oficializado pelo COB, com aval da Fifa, como local de treinamento para a Olimpíada. Neste caso, a Administração municipal assinou Termo de Permissão de Uso, devidamente publicado na imprensa oficial em abril, sem cobrança do espaço público. No Grande ABC, também serão utilizados o Estádio Primeiro de Maio, na Vila Euclides, em São Bernardo, e o Estádio Municipal Anacleto Campanella, no bairro Olímpico, em São Caetano.

Treinamento – Com a preparação e o replantio do gramado, o Brunão, como é conhecido pelos torcedores do Ramalhão, poderá ser utilizado para treinamento das seleções olímpicas a partir do dia 24 de julho, segundo o cronograma nas mãos do diretor de Esporte de Santo André. Não haverá nenhum investimento financeiro do tesouro municipal.

Até o momento, representantes das delegações do Canadá, Austrália, Alemanha, Estados Unidos e Zimbabwe realizaram vistoria técnica no gramado andreense, mas ainda não há uma definição oficial por parte do COB. “O que foi fechado é que as seleções, principalmente as femininas, treinarão em todos os estádios inscritos, inclusive no campo da Fazendinha (Parque São Jorge e pertencente ao Corinthians), para garantir a isonomia”, explicou Silva.

As equipes masculinas, no entanto, segundo o diretor de Esporte, treinarão no local em uma segunda fase da competição. Atualmente, a Prefeitura conclui a reforma dos dois vestiários do estádio, que recentemente foi entregue revitalizado, inclusive com a reconstrução das arquibancadas.

Ainda dentro do clima da Rio-2016, a Tocha Olímpica passará por Santo André dia 23 de julho e será revezada por 32 condutores, três deles especialmente indicados pela Secretaria de Esporte e Lazer – os nomes ainda não são conhecidos.