Aula de natação de uma das turmas da categoria mirim II, a partir de 10 anos, na piscina semi-olímpica do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia (Foto: Anderson Pedro/PSA)

Em Santo André, seletivas de natação prosseguem no Dell’Antonia

Na década de 1990, Gustavo Borges e Fernando Scherer, o Xuxa, hoje, Cesar Cielo. Em comum, além de nadadores brasileiros, medalhistas olímpicos e panamericanos, com coleção de títulos mundiais. Em Santo André, o sonho de se tornar um atleta de alto rendimento começa direto da piscina semi-olímpica do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, na Vila América. Todas as segundas-feiras e em três horários distintos (10h, 13h e 17h), meninos e meninas tem a chance de participar da seletiva de natação nas categorias pré-mirim e mirim I. As vagas são limitadas até o preenchimento das classes.

Não há necessidade de inscrição prévia para os testes. Basta o pai e/ou responsável levar a criança com a roupa de banho própria – maiô ou sunga, além da touca de natação, em um dos três horários oferecidos e sempre na segunda-feira. A seletiva, aberta a população em geral, tem o objetivo de formar futuros atletas para representar a cidade em torneios oficiais da modalidade. Os interessados devem ter nascido entre os anos de 2007 a 2009 (pré-mirim) e 2006 (mirim I).

Aula de natação de uma das turmas da categoria mirim II, a partir de 10 anos, na piscina semi-olímpica do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia (Foto: Anderson Pedro/PSA)

Por se tratar de categorias de base, neste caso, a criança deve, no mínimo, saber se defender na água, em outras palavras, praticar o nado de sobrevivência. “O olhar clínico dos professores, aliado a alguns critérios técnicos, fazem parte da avaliação”, explicou o professor de Educação Física Carlos Galvani, supervisor de Natação da Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André.

Se aprovado, o aluno passará a fazer as aulas de natação, duas vezes por semana, com duração de uma hora – terças e quintas-feiras, das 10h às 11h e das 13h às 14h; quartas e sextas-feiras, das 17h às 18h. Cada tur-ma, do total de seis, possui dez crianças. “Quando preenchermos o total de vagas, as seletivas serão suspensas”, afirmou Galvani.

Grêmio Esportivo – Os atletas da natação competitiva integram o GESA (Grêmio Esportivo Santo André), entidade que nasceu da união dos pais, técnicos e coordenadores da modalidade na cidade. Atualmente, são cerca de 120 atletas, divididos em 12 categorias, da pré-mirim a sênior (a partir de 19 anos), que representam o município em competições oficiais nacionais e internacionais.

Sem falar no privilégio de poder treinar, quase que diariamente, em uma das duas piscinas aquecidas e cobertas do complexo esportivo público municipal – uma semi-olímpica (25 metros) e outra olímpica (50 metros), objetos de cobiça de várias delegações internacionais que participarão das Olimpíadas do Rio de Janeiro – de 5 a 21 de agosto de 2016.
Informações: 4451-2701