Ademir da Guia, Zé Maria, Adauto Domingues e Marta Sobral abrirão o Jotisa 2016

Ídolos e ex-craques participarão do revezamento da tocha olímpica dos Jogos da Terceira Idade de Santo André, durante cerimônia de abertura nesta segunda-feira

Em clima de Olimpíada, a 17ª edição do Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André), com 1,2 mil inscritos, reunirá na próxima segunda-feira (25) a partir das 15h, durante a cerimônia de abertura no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, quatro ex-atletas do cenário esportivo não apenas nacional como mundial. Entre eles, os eternos ídolos Ademir da Guia, o Divino, que comandou a Academia do Palmeiras na década de 1970, e Zé Maria, o Super Zé, lateral direito do Corinthians na época da chamada Democracia, como representantes do futebol.

Para completar a lista dos craques que participarão do revezamento da tocha olímpica do tradicional Jotisa, Marta Sobral, ex-pivô da Seleção Brasileira de Basquetebol e medalhista olímpica e pan-americana, entre as décadas de 1990 e 2000, além de ex-secretária de Esporte e Lazer de Santo André, que estará ao lado do ex-atleta Adauto Domingues, bicampeão pan-americano de atletismo em Indianápolis (1987) e Havana (1991), hoje preparador físico da equipe de handebol feminino andreense e técnico de Marilson Gomes dos Santos, uma das esperanças do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio-2016.

“Por se tratar de ano olímpico em território brasileiro, resolvemos trazer um pouco da história do revezamento da tocha para a nossa cerimônia de abertura do Jotisa, principalmente pelo fato de Santo André ser uma das cidades que receberá o principal símbolo da Olimpíada (dia 23 de julho)”, apontou o professor de Educação Física Luiz Antonio Domingos Prado, o Teco, um dos organizadores da competição voltada ao público da terceira idade e integrante da equipe de Difusão Esportiva da pasta de Esporte e Lazer.

Modalidades – Neste ano, o Jotisa ocorrerá de 25 de abril a 17 de maio, dividido em 17 modalidades, para pessoas acima de 60 anos. As exceções ficaram por conta das provas de atletismo e natação, com participantes a partir de 50 anos. Os esportes restantes em disputa serão: bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, domino, gatebol, malha, tênis de mesa, tênis de campo, tranca, truco, voleibol simplificado e xadrez.

A modalidade mais procurada foi voleibol simplificado, com 156 inscritos. Sem fronteira, o Jotisa não se restringe apenas aos participantes de Santo André. É aberto aos interessados dos demais municípios do Grande ABC ou de outras cidades do Estado, com inscrição de forma individual ou por meio de clubes ou entidades. No ano passado, foram 1,1 mil inscritos.

Outra novidade, durante a cerimônia de abertura, será a entrega do prêmio especial para a melhor Torcida, que fecha o número de 17 modalidades inscritas para a edição 2016. Neste caso, o número mínimo de participantes será 20, a partir de 16 anos, mas apenas os acima de 50 anos participarão do desfile.

Seletiva – Além de estímulo para melhora e prevenção da saúde e formação de novos grupos, o torneio serve para preparação do Jori (Jogos Regionais do Idoso), promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que ocorrerá de 8 a 11 de junho, em Itanhaém, litoral sul. No ano passado, Santo André esteve representada por 92 atletas em 14 modalidades.

Ademir da Guia, Zé Maria, Adauto Domingues e Marta Sobral abrirão o Jotisa 2016

Cerimônia de abertura do Jotisa no ano passado, no ginásio principal do Dell`Antonia: com direito à pira olímpica