Sesc São Caetano apresenta A morte de Ivan Ilitch

Adaptada do clássico homônimo do escritor russo Liev Tolstói, a peça é um trabalho solo de Cácia Goulart, que se desdobra na atuação e na direção, dividindo a dramaturgia com Edmilson Cordeiro. O espetáculo, apresentado no dia 20 de setembro, às 20h, no Sesc São Caetano, narra a trajetória de Ivan Ilitch, um homem mediano que relembra toda a sua vida ao perceber que o fim se aproxima. Integra o projeto Cena Intimista, cuja proposta se baseia na exibição de peças com elencos pequenos focadas na proximidade com a plateia.

A produção ganha viés autoral a partir das paisagens de uma Minas Gerais – onde nas-ceu a diretora – ambígua, eloquente e melancólica, semelhante em seus símbolos à Rússia descrita por Tólstoi. Dois planos paralelos dividem a montagem: o da atriz em cena, a qual enuncia as bases da trama ou do jogo cênico, sinalizando o contexto da história; e o da representação do protagonista por Cácia. A motivação para empenhar-se na adaptação do clássico veio com o luto vivido pela artista recentemente, experiência que a fez questionar o fim da vida.

Considerada uma obra-prima do gênero, a novela A morte de Ivan Ilitch, publicada em 1866, propõe um exame de consciência ao criticar a alienação burguesa na Rússia do final do século XIX e a cisão entre o homem e a sua essência, decorrente da busca pela liberdade por meio de bens materiais. A obra mantém-se atual ao tratar de temas comuns ao homem contemporâneo, como a ilusão de uma autossuficiência e a dificuldade em admitir a própria finitude, silenciando-se os discursos sobre a morte.

Ao longo dos 15 anos de carreira, Cácia Goulart tem se destacado por associar literatura à expressão teatral, trazendo à tona temas pungentes sobre a condição humana. A artista foi indicada para a categoria de melhor atriz do Prêmio Shell de São Paulo em 2003 devido à atuação em Navalha na carne e em 2008 com a performance em Bartleby.

Serviço: 20/09, sábado, às 20h. Classificação indicativa: 14 anos. Gratuito. Local: Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554 – SCS. Telefone para informações: (11) 4223-8800.