Santo André recebe exposição educativa do Instituto Tomie Ohtake

Linha do tempo da arte contemporânea brasileira poderá ser conferida no Salão de Exposições do Paço;
professores passam por curso de capacitação

Uma possibilidade de viajar pela produção artística brasileira e entender seus principais marcos no País. Esta é a proposta da exposição Momentos da Arte Contemporânea no Brasil, produzida pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo. A abertura foi realizada na última sexta-feira (29), no Salão de Exposições do Paço Municipal, às 19h30. A visitação poderá ser feita até 28 de setembro, de terça-feira a sábado, das 12h às 17h e das 18h às 21h, com entrada gratuita.

O visitante poderá conhecer obras e eventos decisivos na arte brasileira ao longo das décadas de 1940 a 1970, por meio de painéis que formam uma linha do tempo. O trabalho é fruto de pesquisa desenvolvida pelo Instituto por mais de três anos, abordando o período pós-Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje. Para o projeto Momentos, foi feito o recorte destas quatro décadas.

“Mostrar a exposição com as obras originais tão importantes demandaria uma série de providências que impossibilitariam a execução. Daí chegamos a este formato, de uma linha do tempo formada por painéis com os quais podemos viajar mais facilmente. Apesar de serem reproduções, é uma excelente oportunidade para as pessoas poderem ver obras que dificilmente seriam expostas em conjunto, ainda mais com os textos explicativos”, comentou Julia Lima, do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto. O time, coordenado por Paulo Miyada, conta ainda com Carolina de Angelis, Olivia Ardui e Priscyla Gomes.

Com tudo organizado didaticamente, é só aproveitar. São mais de 60 inserções com pinturas, arquiteturas, teatro, música, fotos e exposições que marcaram época. Fazem parte da seleção obras de Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Lívio Abramo, Willys de Castro e de Tomie Ohtake. O andreense Luiz Sacilotto também foi lembrado. Em outras linguagens, há o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, de Oscar Niemeyer, e o filme Terra em transe, de Glauber Rocha, por exemplo.
Santo André recebe exposição educativa do Instituto Tomie Ohtake
Curso

Cerca de 100 professores da redes municipal e estadual de Santo André participam do curso de formação, que segue na reta final. “Após a pesquisa tão rica que foi realizada, achamos que a mostra poderia ser realizada em dois momentos: com a exposição para o público geral e com o curso de arte brasileira para professores da rede pública, que, muitas vezes não têm essa oportunidade. Optamos por não apenas passar a cronologia que poderá ser vista na exposição, mas sim fazer recortes transversais com outros temas”, completou Julia.

Serviço:

Exposição Momentos da Arte Contemporânea no Brasil
Visitação: até 28/09, de terça-feira a sábado, das 12h às 17h e das 18h às 21h. Entrada gratuita.
Local: Salão de Exposições do Paço Municipal (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André).
Informações: (11) 4433-0685.