Promovida pela Pró-Memória, mostra comemorativa do personagem Cubinho chega à Universidade Metodista

Depois de passar pelo Espaço Cultural – Casa de Vidro, a exposição Cubinho: 40 anos da tirinha de Mario Mastrotti, promovida pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, agora itinera pelo Núcleo Cultural da Universidade Metodista de São Paulo (Rua Alfeu Tavares, n° 149, Bairro Rudge Ramos – SBC), a partir do dia 12 de fevereiro.

A mostra apresenta uma retrospectiva da produção da tirinha no decorrer de suas quatro décadas de publicação em diversos periódicos brasileiros. A comemoração teve início em julho do ano passado e se estenderá até o mesmo mês deste ano. Abordando temas como filosofia, política, meio ambiente, direitos humanos e sociais, Cubinho já tratou de assuntos polêmicos como a ditadura militar e a redemocratização do país na década de 1980, mas sempre com toques de leveza e bom humor.

A visitação da mostra é gratuita e segue até o dia 14 de março, de segunda a sábado, das 10h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.

Cubinho, tirinha de Mario Mastrotti de 1975, sobre a questão ambiental (Acervo/Mario Mastrotti)

Cubinho, tirinha de Mario Mastrotti de 1975, sobre a questão ambiental (Acervo/Mario Mastrotti)

O artista – Os cartuns, tiras e charges de Mario Mastrotti já foram publicados em jornais e revistas como Diário do Grande ABC, Folha de S. Paulo, Jornal de Brasília, O Pasquim 21, Jornal Enfim, A Gazeta, entre outros. Participou de diversos Salões de Humor em países como Polô-nia, França, Portugal, Irã, Itália, entre outros, tendo sido premiado na Turquia (1° lugar) e no Irã (menção honrosa). Organizou e publicou mais de 20 livros de humor gráfico pela Editora Virgo. Leciona nos cursos de comunicação na Universidade Metodista de São Paulo e atua em eventos corporativos e sociais com caricaturas ao vivo e visual meeting.