David Magila, Thiago Toes, Andrey Rossi, RIEN, Thomaz Pacheco, Daniel Melim e Giovani Caramello

OMA Galeria é contemplada em edital do PROAC

Conhecida por ser a primeira galeria de arte contemporânea do ABC, a OMA Galeria (localizada em São Bernardo), vem chamando a atenção desde o seu surgimento, em 2013 por realizar atividades de vanguarda que nem sempre estão associadas a espaços do tipo -, tais como o OMA Educação – que visa trabalhar arte-educação em instituições de ensino. Tanta movimentação gerou reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo no final do ano passado, que contemplou o espaço em um edital do PROAC, em que o principal objetivo do investimento é a ampliação das ações socioculturais realizadas pela OMA.

Segundo Thomaz Pacheco, galerista do espaço e articulador cultural, por meio deste investimento será possível agregar e atingir novos nichos. “O atual momento social vem mostrando que a arte precisa ser mais acessível de maneira ativa. Nós, que estamos inseridos neste universo, que temos de sair de zonas de conforto para que o nosso trabalho não seja interpretado erroneamente por falta de conhecimento do público, por exemplo. Então, esse investimento chega em boa hora para atingir novos patamares socioculturais tanto na região do ABC – onde estamos inseridos – quanto em outras cidades da região metropolitana de São Paulo. Uma vez que parte de nossa missão é disseminar e tornar acessível a arte de modo geral”, comenta.

Todas as ações (quadro abaixo) serão gratuitas para o público. Basta acompanhar a programação no site e nas redes sociais da OMA e participar.

Além disso, no final do ano, a OMA Galeria vai promover um prêmio para novos artistas e curadores. “Ainda estamos o formatando. Adianto que por meio dele será possível estreitarmos relacionamento e conhecermos novos profissionais além de mais uma vez apresentar projetos que saem do trivial”, finaliza Pacheco.

A agenda de atividades propostas no projeto já está praticamente fechada e prevê:

• 5 exposições – os artistas Renan Marcondes (SBC), Bruno Novaes (SCS), Rodrigo Calixto (RJ) e Nario Barbosa (SA) são alguns dos que vão ocupar o espaço expositivo;

• 5 workshops – que terão como base o tema da exposição vigente no mês;

• 10 diálogos sobre arte – no último sábado de cada mês (exceto feriados), um convidado bate-papo com o público sobre assuntos relacionados ao circuito de artes visuais, alguns dos temas escolhidos serão: Profissão Artista, Crítica & Curadoria; Colecionadores; Feiras de Arte; Mídia & Imprensa; Entre outros;

• 30 formações com professores

• 10 cursos livres

• 20 encontros do Laboratório OMA de Artes Visuais

• 10 projetos escolares diversos