Festival de Inverno de Paranapiacaba recria cerimônia de lenda urbana local

“O véu da noiva” terá encenações amanhã e domingo; visitantes poderão registrar seu momento gratuitamente por meio do totem fotográfico

O 15º Festival de Inverno de Paranapiacaba, além de agitar mais este fim de semana com shows e atrações gastronômicas, também contará novamente com a tradicional encenação da lenda urbana local: “O véu da noiva”. As performances serão realizadas amanhã, ao meio-dia e, domingo, em duas ocasiões: uma às 10h e a outra às 15h, próximo à plataforma da estação de trem de Paranapiacaba. A capacidade do espaço é de 100 pessoas sentadas, mas todo o público poderá acompanhar a cena ao redor do local.

Segundo a lenda, a neblina característica de Paranapiacaba teve origem com a história de uma noiva, filha de operário, que foi abandonada pelo noivo, filho do engenheiro-chefe, no altar, na hora do casamento. O rapaz não compareceu pois foi impedido pelo próprio pai da noiva. Desesperada, ela saiu correndo pela Vila e se atirou de um dos viadutos da ferrovia. Desde então, conforme a lenda, a neblina que cobre a Vila à tarde representaria o véu da noiva.

A atividade é uma realização do Shopping CASAR ABC com o apoio da Prefeitura de SA, por meio do Departamento de Fomento ao Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Outra atração será o totem fotográfico. A imagem será disponibilizada gratuitamente ao público para que o visitante tenha uma lembrança da lenda local.