Começa grafite em painel de 15 metros na Sabina Escola Parque

Processo que vai durar dez dias compõe a jornada “Através da Rua”; programação inclui uma série de oficinas e exposição inédita com obras de 21 artistas

Avança rapidamente a pintura do painel de 15 metros por 7 metros na área externa da Sabina Escola Parque do Conhecimento, mais precisamente na caixa d’água. A gigantesca parede branca começou a receber as cores e formas idealizadas por quatro nomes de peso da arte de rua: Daniel Melim, responsável pela pintura de um rosto de personagem de história em quadrinho na fachada de um prédio na Av. Prestes Maia, a Dupla B-47, que criou o painel de 20m x 5m no Memorial da Resistência na Estação Pinacoteca, em São Paulo, e Odirlei Regazzo, artista plástico e curador da mostra Através da Rua que pode ser visitada até 29/10 no espaço.

A pintura do mural é parte da jornada Através da Rua, iniciada na última sexta-feira, com a abertura da exposição que reúne obras de 21 artistas da região do ABCD, que começaram sua carreira com trabalhos em grafite, lambe-lambe e stencil ao ar livre. “A maioria dos grafiteiros começa a se interessar pela arte de rua a partir da observação do que está exposto a céu aberto. Alguns, com o passar do tempo, são atraídos por outras técnicas artísticas e aprendem com os amigos novas formas de se expressar”, explicou.
Começa grafite em painel de 15 metros na Sabina Escola Parque
Para quem quer aprender mais sobre as técnicas usadas na arte de rua, estão programadas oficinas com os artistas convidados, sempre no último final de semana dos próximos três meses, das 13h às 16 horas. São oficinas de stencil (pitura feita com preenchimento de molde), letra de grafite, pintura com látex e lambe-lambe (cartaz com conteúdo artístico), entre outras. As inscrições serão realizadas, no local, meia hora antes do início de cada oficina.

Estudantes – Alunos da rede municipal de ensino poderão fazer aulas focadas no tema, participando das oficinas. As produções serão expostas em painéis. “Muitas vezes, as manifestações das ruas são o único contato que algumas crianças, principalmente das áreas mais carentes, têm com a arte. A mostra, então, tem como objetivo sensibilizá-las e aproximá-las do vasto universo das artes”, comentou a coordenadora da Sabina, Ivone de Santana. Para isso, 125 monito-res passaram por formação com os artistas de rua envolvidos no projeto.

Programação:

Agosto
Dia 30 – Oficina de Técnica de Desenho com Helton Hipólito;
Dia 31 – Oficina de Técnica de Spray com Denisdme (B47) para maiores de 12 anos

Setembro
Dia 27 – Oficina de Stencil com Daniel Melim;
Dia 28 – Oficina de Letra de Grafite com Danone

Outubro
Dia 25 – Oficina de Pintura com Látex com Gafi;
Dia 26 – Oficina de Lambe-Lambe com Galo

Novembro
Dia 29 – Encerramento da exposição e mesa redonda sobre arte urbana

Serviço
Sabina Escola Pq. do Conhecimento. Data: Sábados, domingos e feriados. Endereço: R. Juquiá, s/nº, B. Paraíso (entr. na altura do nº 135). Das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h45. Grátis para alunos e professores das escolas municipais de SA, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10.