Arte Urbana no Teatro de Mauá

Exposição na Pinacoteca do local reúne esculturas, telas e instalações de artistas da cidade que representam a voz da rua

A arte hoje não é apenas o quadro na parede, mas também o grafite no muro. A Prefeitura de Mauá dá voz a esses artistas na 1ª Mostra de Arte Urbana, em exposição na Pinacoteca do Teatro Municipal.

A Mostra reúne dez artistas com pinturas, esculturas e instalações, que traduzem a voz das ruas, as questões urbanas, a inquietação que move a criação dos artistas de hoje. Com trabalhos muito bem elaborados, que usam materiais não convencionais, como vidros, madeiras e borracha, os artistas mauaenses mostram que a arte está em qualquer lugar e tudo pode ser matéria-prima.

É o caso, por exemplo, da obra de Dener de Sousa, a instalação “Atraindo Olhares”, que é um imenso painel que mostra diversos olhos expostos na fachada do Teatro, enfrentando o trânsito local. Feito com pneus, a obra chama a atenção de quem trafega na avenida e mostra que o Teatro foi invadido pela arte da rua. Abordando questões sociais, que vão desde as representações femininas negras, passando pela crítica social, a representação de laços familiares, por um diálogo com o surrealismo e chegando às questões ambientais, todos os assuntos que permeiam o cotidiano dos grandes centros urbanos estão presentes nas obras em exposição.

A mostra também traz artistas da cidade reconhecidos fora de Mauá, como Rhay, que tem uma escultura da cow parade – exposição de arte pública internacional com esculturas de vacas em fibra de vidro – que está atualmente em exibição na Bahia. Monica Ancapi, que já teve exposição em boa parte da América Latina, também é outra artista retratada no evento. Atualmente, ela está na China, convidada para participar de aprimoramento artístico com outros artistas de diferentes países.

A 1ª Mostra de Arte Urbana está aberta ao público até 20 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. É possível agendar visitas monitoradas pelo telefone 4512-7480.