“Ninguém está acima da lei”

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

27 de Janeiro

Esta foi a frase dita pelo governador Geraldo Alckmin dias atrás, quando questionado sobre o julgamento do ex-presidente Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá, o qual foi condenado a 9 anos e meio de cadeia. Ainda falou que cabe a justiça a decisão sobre o consentimento ou não de Lula participar das eleições. Alckmin acusou o partido de Lula de praticar irresponsabilidades durante o período que governou o país. Não se pode escolher adversários, disse também Alckmin que é candidato a Presidente da República.

Ex-presidente condenado pelo TRF4

Os desembargadores do TRF4 de Porto Alegre, confirmaram a condenação do ex-presidente Lula da Silva pelo Juiz Sergio Moro da Lava Jato e aumentaram a pena para 12 anos e 1 mês. A decisão saiu na última quarta-feira depois de várias horas de julgamento. A derrota de Lula foi por 3 votos a 0. Cabe somente um recurso ao ex-presidente ao Supremo Tribunal Federal e o tempo será contado a partir do envio do processo a Brasília, o que deve ocorrer no prazo de uma semana. A decisão de sua prisão ou não, deve ser confirmada pelo Supremo em até dois meses, mas, segundo comentários em rede nacional por juristas, Lula deve ficar fora das eleições de outubro, por ser condenado em segunda instância e ser ficha suja daqui por diante.

Radicalismo

Em seu discurso no final da noite da última quarta-feira, o ex-presidente Lula, em São Paulo, já sabia do resultado que o derrotou por 3 votos a 0, no TRF 4, e pregou o radicalismo contra a justiça que o condenou e todos os seus adversários políticos, bem como o fez, a presidente do Partido do Trabalhadores Gleisi Hoffman em Porto Alegre horas antes, ainda durante o julgamento, incentivando os seus correligionários a desobediência civil em todos os estados onde houvesse manifestação contra a decisão dos desembargadores do TRF4. Seria normal tal atitude de uma senadora da República, incentivar a baderna, por não concordar com a sentença de juízes e desembargadores, quer estar acima da lei e da justiça.

Quer ser ainda candidato!

Isso mesmo, Lula mesmo condenado em segunda instância no TRF4, declarou em comício que quer ser candidato em outubro a presidente da República. A política brasileira não pode viver sem a figura política dele e do Partido dos Trabalhadores, tanto é verdade que já até lançou sua candidatura perante os militantes partidários e do Sindicato dos Metalúrgicos na quarta-feira. Parece que não caiu a ficha do ex-presidente Lula, por tal declaração. Querer é uma coisa, a justiça permitir é outra, visto que a condenação o colocou como ficha suja, a mesma que ele regulamentou quando era do governo e agora quer que passem por cima. Espertos os petistas… aprovam uma lei, mas eles não querem cumprí-la. A lei da Ficha Limpa pelo que Lula disse, só serve para outros partidos e políticos, para o Partido dos Trabalhadores, não. Radical o Lula heim!

Grupos Sociais e população estão sendo enganados?

Nos últimos dias, os grupos sociais ligados a São Caetano, andam a milhão. Tudo por conta das mudanças no IPTU referente ao ano de 2018, do qual foi retirada taxa do lixo que ali estava embutida há quase quatro décadas, salvo alguns ex-políticos que achavam ser ela inconstitucional e por muitos anos foi, e tanto que foram eleitos em cima do mesmo tema, agora acreditam que podem reeditar os discursos de décadas atrás e conseguir novamente serem eleitos.
A taxa do lixo pode ser indigesta para a maioria dos moradores da cidade que não concordam com sua cobrança (este escrevinhador também acha), mas, é necessária e é legal de acordo com o Supremo Tribunal Federal que editou as súmulas vinculantes 19 e 29. Essa lei federal, não é divulgada por qual motivo? – que expliquem os advogados que defendem a extinção da taxa que foi sancionada pela Presidência da República e regulamentada pelo Supremo Tribunal Federal.

Candidato a deputado?

Correm boatos de que o vereador César Oliva, PR de São Caetano, quer lançar sua candidatura a deputado estadual, para testar sua popularidade, visto que lhe interessa alçar voos mais altos na política, e de o município não ter um deputado representante há muitos anos, dependo de deputados da região para ser mediador junto ao governo do Estado e nas emendas pretendidas. O último representante de São Caetano na Assembleia Legislativa, foi Marcos Tortorello, que com a popularidade de seu pai na época conseguiu tal intento. Oliva acredita que a política está aí para ser renovada, e nada melhor aproveitar esta época em que os velhos que fizeram da política seus empregos, e à algum tempo estão sendo questionados, pela justiça através da Operação Lava Jato e pela população.

Córdoba quer ser deputado

Isso mesmo, o também vereador do PSDB de São Caetano, Daniel Córdoba durante reunião da executiva municipal na última semana, colocou seu nome para disputar uma vaga a Assembleia Legislativa Paulista, visto que segundo comentários de bastidores o prefeito José Auricchio quer uma candidatura própria na cidade. Córdoba que já foi candidato uma vez a deputado tem a prerrogativa para ser novamente nesta eleição e não o vice-prefeito Beto Vidoski que quer ser o candidato. Parece que os ânimos andam meio quentes depois da decisão do vereador, mas, quem decide o que e em quem apoiar é o prefeito Auricchio que também acumula o cargo de presidente do partido e tem relação próxima ao governador Alckmin que deve lançar-se ao cargo majoritário no país.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.