Guias e sarjetas pintadas

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

16 de Julho

Um método diferente está sendo usado pela administração Paulo Pinheiro, para dizer que estão trabalhando e fazendo obras por toda a cidade para compensar os 5 bilhões de orçamento nos últimos quatro anos que não produziram nada, a não ser a construção de dois banheiros e reformas de algumas escolas, as quais ainda nem terminaram, mas devem ter sido pagas as construtoras, como a da avenida Presidente Kennedy que só fizeram as estacas. Os funcionários da TB, estão pintando as guias e sarjetas da cidade com cal. Fica bonito, mas não corresponde ao que a administração deveria comprovar que gastou em obras. É só para mostrar serviço. Paulo Pinheiro fez escola com um ex-prefeito que o ajudou a ser vereador, esse ex-prefeito fazia a mesma coisa, pintava sarjeta e estátuas para mostrar serviço.

Pré-candidatos alvoroçados

Desta vez, parece que o ex-vereador Gilberto Costa não vai poder dizer que abandonou a campanha por forças ocultas ou coisa parecida como aconteceu nas anteriores. A desculpa pode ser outra, não a mesma. Quem sabe agora ele invente que o Fabio Palacio o convocou para ser vice em sua chapa e seu grupo aceitou por ser uma chapa vencedora, com partidos de grande visibilidade nacional como: PR, PSC, PT do B, PMB, PTC, PRP e ainda quer o apoio do PTB, PSC, PROS e até a companhia do Eder Xavier e seu PRB. Quem sempre esteve do lado oposto, dificilmente acompanhará este grupo que o Palacio quer montar. Pensando bem, até o Aparecido Viana não aceitou estar neste grupo e caiu fora antes das convenções. Quem será o próximo?

Funcionário da TB ganha pouco?

Parece que a prefeitura de São Caetano não deve estar pagando direitinho os salários dos funcionários da TB – famosa Transbraçal. Será que eles ganham tão pouco assim para trabalharem vendendo produtos em horário de serviço? – Fato aconteceu durante a semana quando uma funcionária da empresa foi flagrada em sua barraquinha dentro de um banheiro público nos baixos da passarela da estação de trem da CPTM. A funcionária que é contratada para cuidar dos sanitários parece que não gosta muito do que faz, por isso vende seus produtos no local. Enquanto isso, nós os munícipes pagamos o salário e o serviço que é bom não deve estar sendo feito a contento. Cadê a fiscalização prefeito? – ou não existe em nenhuma secretaria? O MP vai gostar de saber disso.

Onde há fumaça…

Isso mesmo, onde há fumaça, sempre poderá existir fogo. Comentários dão conta que o vereador e pré-candidato a prefeito pelo PR, Fabio Palacio deve desistir em breve de sua candidatura nos próximos dias. Estes mesmos boatos, também citam que a campanha dele está por um fio, visto que não está mais tendo muitos recursos. Os comentários dão conta que a administração está bancando ele, seria verdade? – quem seria assim tão generoso? – visto que uma campanha majoritária não se faz com 500 mil reais. Um dia quem está financiando vai aparecer e cobrar a fatura, se houver um.

Onde há fumaça II…

Também comentários políticos nas rodas e padarias de São Caetano dão conta que o ex-vereador pode sair candidato a vereador pelo PEN, abandonando a candidatura majoritária, tal qual o vereador Fabio Palacio. Eles querem é continuar no poder, ou melhor, conquistar novamente uma vaga no legislativo sancaetanense, vamos aguardar as convenções para saber qual rumo irão tomar. Elas começam no final da semana que vem, – demoraram mas chegaram, e tudo pode ser resolvido em breve… Quem tem cacife financeiro aguenta o tranco, mas quem depende de terceiros para ser bancado já era. Quem pensa que baterá recorde de votos, esqueça, esta pode ser a eleição mais disputada dos últimos tempos, onde a renovação no legislativo poderá ser maior que 60%.

Seria verdade? – prefeitura recebe mas não paga?

Ao que tudo parece a administração Paulo Pinheiro publicou em sua revista “São Caetano do Futuro”, que entregou kits de materiais escolares há mais de 22 mil alunos da rede municipal de ensino (entre adultos e crianças), totalizando em gastos cerca de 2,6 milhões de reais da Secretaria de Educação. Além dos kits foi feita uma grande compra de material e papelaria para as escolas. Bom, se fosse tudo pago corretamente. Parece que a administração esqueceu de um detalhe ao divulgar essas aquisições: o “PAGAMENTO”, que parece que vai ficar para o futuro, como sugere o título da revista. Se os itens estivessem pagos não estariam na relação de pendências da prefeitura. Que sacanagem da Secretaria de Comunicação em mencionar este pormenor.

Perdeu mais uma doutor!

Há dois meses atrás, o dr. Adauto Reggiani, morador de São Caetano, entrou com pedido de informações e cópias de processos licitatórios da prefeitura municipal baseadas em lei federal de transparência pública, e não foi atendido pelo advogado Daniel Pastorin, alegando que a prefeitura não tinha por obrigação fornecer tais documentos, porque o advogado esta processando a administração através de ações populares.

Alegações descabidas do advogado que defende os interesses da municipalidade que foi derrubada pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Cível de São Caetano e mandou citar o prefeito Paulo Pinheiro para que seja entregue os documentos relacionados no prazo de dez dias a partir da entrega da intimação. Ponto para o dr. Reggiani contra o dr. Pastorin que quis sobrepor a lei federal.

Depois do ostracismo

Isso mesmo, depois de três anos e meio, o vereador e presidente da Câmara Municipal de São Caetano, Paulo Bottura está se mostrando à população nas redes sociais. Como são engraçados certos políticos, durante o mandato inteiro se escondem e no último ano, em véspera de eleições saem à cata de seus eleitores. Se fosse vereador de primeira viagem poderíamos até desculpar, pois não conheceria as regras das eleições, mas um dinossauro de mais de 20 anos de mandato. É um dos motivos que a população quer banir os dinos da Câmara em outubro.

Porque só resolvem trabalhar em final de mandato… não aprendem nunca.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.