Cena de desrespeito e intolerância no lançamento da revista Raízes

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

26 de Agosto

Cenas lamentáveis aconteceram durante o lançamento da edição de número 55 da Revista Raízes, da Fundação Pró Memória de São Caetano – no Teatro Santos Dumont, quando militantes partidários com faixas invadiram o local e interromperam a cerimônia para protestarem contra o corte pela prefeitura do Auxílio Educacional e do plano de saúde dos servidores municipais. Militantes partidários segundo se soube do Psol e PT com apoio do novo sindicato dos professores no município. Foram cenas de intolerância no teatro, porque todos que ali estavam estão cientes de que o plano de saúde está em processo licitatório porque havia irregularidades e o outro ponto está em estudo técnico para sua realização e depende da realidade financeira do município.
Com claros interesses político-partidários, foram extremamente lamentáveis as atitudes dos militantes, que um dia antes, também provocaram distúrbios no plenário da Câmara durante a sessão ordinária de terça-feira, quando o presidente do Legislativo Pio Mielo teve de intervir e defender os vereadores dos ataques dos filiados da recém criada Aspescs – Associação dos professores de São Caetano do Sul.

Bairro Olímpico pede socorro

Mais uma vez a população do bairro Olímpico quer providências das autoridades municipais para coibir os motoristas infratores que dirigem em alta velocidade pela avenida Tijucussú colocando em risco os moradores idosos da avenida, bem como com alto falantes totalmente abertos causando grande transtorno nas ruas do bairro, durante as madrugadas e nos finais de semana. A reclamação segundo os moradores já foram feitas diretamente as autoridades competentes (PM e GCM), mas não houve resultado algum. As polícias não estão coibindo este tipo de abuso e quando solicitadas dizem não poder fazer nada, nem mesmo multar os infratores. Moradores perguntam se eles não tem direitos ao silêncio nas madrugadas, visto que a lei não está funcionando e nem sendo aplicada pelas autoridades.

Acabando com a papelada

A Câmara de São Caetano está digitalizando todos os seus documentos, cerca de 2 milhões de arquivos em papel, serão eliminados num prazo de um ano, segundo o presidente do Legislativo, Pio Mielo, a digitalização facilitará o manuseio de arquivos antigos, bem como ocupara espaço zero, dentro do prédio da Câmara que hoje dispende grande espaço para o arquivo. A digitalização do acervo total, garante maior segurança e integridade da informação, ficando mais fácil para o manuseio pelas equipes dos vereadores, bem como garantirá a preservação e aumento da conservação dos materiais. O prazo previsto para o término da digitalização será de um ano, no momento já estão prontos cerca de 5% do acervo, garantiu o presidente do Legislativo, Pio Mielo.

E o prefeito Morando ganhou…

Isso mesmo, o prefeito Orlando Morando ganhou a queda de braço com a justiça e o ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, no caso do Museu do Trabalho e Trabalhador, idealizado pela administração anterior e consumiu mais verbas do que o previsto em orçamento para sua execução, além de deixar o cargo de prefeito sem entregar esta obra a população. O Ministério da Cultura aprovou a mudança de objeto do Museu para Fábrica de Cultura, projeto do Governo do Estado de SP que oferece oficinas para o público de baixa renda. O museu que deveria custar aos cofres públicos 18 milhões, já consumiu quase 22 milhões e ainda está inconcluso. Além de não ter sido entregue, os seus idealizadores foram alvo de ação da Polícia Federal por desvio de dinheiro público e está paralisada por decisão judicial. Com a decisão do Ministério da Cultura, através do TAC (termo de ajustamento de conduta), a obra terá andamento e conclusão.

Planos de Mobilidade Urbana podem sair do papel

Foram protocolados em Brasília projetos no total de 60 milhões pelo prefeito José Auricchio. O dinheiro vai ser aplicado nos projetos de Mobilidade urbana e saneamento dentre eles: a remodelação da avenida Goiás com corredor de ônibus, revitalização do Terminal Rodoviário, projeto de ciclovias pelas principais avenidas da cidade com extensão de 12 quilômetros, – além de realizar obras de saneamento básico nas galerias da avenida Fernando Simonsen no bairro São José e no bairro Olímpico na avenida Presidente Kennedy. São oito projetos no total apresentados pelo prefeito Auricchio no Ministério das Cidades, dentro do programa Avançar Cidades.
Mesmo com o orçamento apertado, a administração municipal está buscando recursos federais para a cidade através de programas governamentais para expansão e modernização da infraestrutura.

Moradores reclamam nas redes sociais

Os moradores de São Caetano cansaram de denunciar furtos e roubos por toda a cidade, e nada acontecer. Agora estão usando outros métodos, as redes sociais para denunciar os crimes e alertar amigos e parentes, bem como vizinhos para tomarem cuidados especiais, porque a situação está crítica em alguns bairros. As denúncias sobre os usuários de drogas, parece que pararam porque a polícia pouco faz para coibir este crime, e mesmo que o faça, muitos voltam no dia seguinte ao mesmo local, ou nem são autuados pelas autoridades. Unido a este delito, acontecem outros crimes como os furtos, roubos e assaltos que parece que cresceu assustadoramente na cidade nos últimos anos e precisaria de uma maior atenção das forças policiais que parecem só agem nas principais vias da cidade, enquanto que os bairros, ficam a mercê de delinquentes.
Mais austeridade se faz necessário para dar mais segurança a população.

Mais uma bucha pro Lula

Condenado a 9 anos e meio pelo Juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato em primeira instância, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva, Lula, em breve será julgado pelo TRF 4 – Tribunal Regional Federal da 4ª Região de Porto Alegre, isso porque a sentença contra Lula já está nas mãos dos juízes da 2ª Instância. O ex-presidente é acusado nesse processo de ter recebido vantagens ilícitas no caso do tríplex do Guarujá através da empreiteira OAS e terá de se explicar e tentar sua absolvição na esfera superior da justiça. Outras acusações como corrupção e lavagem de dinheiro, ele foi absolvido. Agora é esperar para ver se os juízes da TRF 4, seguem a mesma decisão de Moro, caso isso aconteça, Lula pode ser considerado inelegível para as próximas eleições que ocorrem ano que vem para presidente, cargo que ele pretende novamente e já está em caravana pelo nordeste. Isso não seria crime eleitoral? – por fazer campanha eleitoral antecipada.

Problemas sociais…

Todos os problemas sociais acabam gerando a marginalidade que acabam em cometimento de pequenos delitos se não são coibidos ou cortados pela raiz. É o caso de centenas de pedintes que perambulam pelas ruas, quando não catando sucatas com seus carrinhos e/ou esmolando no comércio, acaba gerando insegurança a população, caso não sejam coibidos pelas autoridades, tais como Conselho Tutelar e Assistência Social, que deveria agir com mais intensidade na maioria dos casos porque envolve menores de idade e suas famílias, que as usam para mendigar, e chamar a atenção para a situação em que encontram. Políticas sociais mais abrangentes e firmes deveriam ser tomadas pelas autoridades, medidas só colocadas no papel nada resolvem, só faz é elevar a intensidade e a quantidade de pedintes, gerando com isso também o aumento da criminalidade.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.