Câmara devolve sobras

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

16 de Dezembro

O presidente da Câmara de São Caetano – Pio Mielo, acaba de devolver aos cofres municipais, verbas que sobraram do repasse anual que a prefeitura do município faz ao Legislativo anualmente. Neste ano a devolução foi da ordem de 8,6 milhões de reais, a maior devolução da história da Câmara.
Tem sentido a devolução desta quantia segundo o presidente, é que foram economizados com a devolução de veículos por 10 vereadores, além da redução de 19 cargos dos gabinetes. Fora isso, Mielo ainda citou que foi a administração consciente que ele fez na Câmara com equilíbrio fiscal e social que conseguiu reduzir gastos, mesmo fazendo os investimentos necessários na Casa.

Centro de Gerenciamento de Enchentes

No último dia 08 de dezembro foi inaugurado, pelo Consórcio Intermunicipal do grande ABC, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) que irá monitorar os pontos críticos de alagamento da região. Segundo Orlando Morando, prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, o sistema contribuirá para antecipar e tratar com antecedência eventuais grandes problemas de enchentes e deslizamentos. Existe a previsão de que, até fevereiro, seja lançado um aplicativo que enviará alertas sobre o risco de alagamentos e de deslizamentos.

Em decadência total

Quando se nota que a Associação Comercial de São Caetano – Aciscs, está cada vez mais fraca e esvaziada de associados ninguém acredita, porque seu prédio imponente no Centro da Cidade, só é um reflexo dos tempos áureos em que a indústria e comércio da cidade eram prósperos e a entidade era tida como única representante deles no município e pronto.
Hoje, a decadência tomou conta da entidade que se continuar como está, não dura muito anos, e, se durar, será meramente sem representatividade alguma. Seria as dívidas ou a competência de quem a administra? Parece que os dias já estão contados.

Parceria durou pouco…

Um ex-diretor consórcio intermunicipal por muitos anos, também dos áureos tempos em que o PT – Partido dos Trabalhadores “mandava” na região através da influência de seus prefeitos, foi contratado com toda a pompa para alavancar os negócios da entidade Aciscs, mas parece que a parceria com o suposto gênio de antigamente, só fez milagres quando tinha costa quente petista.
Na decadência do partido e da entidade é só mais um, que contratado que foi nada conseguiu fazer a não ser ganhar e muito bem, da falida entidade, de acordo com os comentários. Quem será que vai conseguir levantá-la novamente? – As mulheres empreendedoras do município, que se reúnem para fazer alguma coisa em pról da associação, mas, a força é mínima, pois muitas delas, nem fazem parte mais do quadro associativo. Só participam por amizades…

Caloteiros?

O que não se esperava do PT – Partido dos Trabalhadores de São Caetano é que também seriam tachados de caloteiros, depois das últimas eleições, quando não fizeram nenhum vereador na cidade e ainda por cima, deixaram a sede da rua Espírito Santo por muitos anos, sem pagar os alugueis. O forte partido de eleições anteriores, e até quase ganhar as eleições na cidade, agora não passa de mais um na sopa de letrinhas que virou a política tupiniquim. Agora o que não se espera é que seria caloteiro.
Quem o diga, é o ex-petista Pio Mielo, que mesmo distante do partido há vários anos, teve de pagar a conta… esse é o partido do Lula, fazendo história.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.