Prós da convivência de pets com crianças e cuidados

Não há dúvidas de que crianças e animais trazem muita alegria e amor as nossas vidas e as vantagens de incentivar a conivência entre eles são inúmeras. Mas, para que o convívio seja sempre o mais sadio possível, é necessário dedicação e alguns cuidados.

Os animais ajudam as crianças a desenvolverem senso de responsabilidade. Sempre com a orientação de adultos, envolver a criança na limpeza do ambiente e do peludo, na alimentação e nos cuidados básicos do dia a dia que um animal requer é ótimo para o desenvolvimento da dela.

Além do senso de responsabilidade, os amigos peludos podem ajudar a criança a se relacionar melhor com outras pessoas, sendo mais sensíveis, afetivas, respeitosas e cuidadosas. Sem contar que ter um animal exige uma rotina de passeios, o que incentiva as crianças também a terem uma rotina mais saudável, com exercícios e brincadeiras ao ar livre.

Para garantir que a convivência seja um sucesso, alguns cuidados são essenciais. Supervisione as interações, pois, dessa forma poderemos aproximar a criança e o pet de forma positiva, ensinando a criança a forma correta de interagir para que o animal não se sinta ameaçado ou assustado.

Ensine a criança a oferecer carinhos e afagos de forma gentil ao animal, evitando abraços e apertos que podem machucar ou causar desconforto no bichinho. A criança também deve aprender a respeitar os momentos de alimentação do animal, evitando buscar interações nesse momento.

Dessensibilizar alguns movimentos e toques mais bruscos no animal também é uma ótima ideia para se colocar em prática. O adulto é quem ficará responsável por esse treino, simulando esses movimentos que as crianças têm tendência de fazer naturalmente, sempre recompensando o animal com um petisco saboroso quando o toque for bem-aceito por ele. Isso ajudará a deixar o peludo menos desconfortável caso esse tipo de interação ocorra. Na dúvida, procure um profissional para orientar a melhor forma de fazer esse treino.

Animais e crianças, sem dúvida, podem se tornar melhores amigos! Coloque em prática esses cuidados básicos que, com certeza, os ganhos dessa amizade serão enriquecedores tanto para a criança quanto para o animal!

Por Amanda Ornelas, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.