Massagem no pet

Quem não gosta de uma boa massagem? Os pets podem adorar também! Além de promover um momento muito prazeroso e estreitar as relações entre o pet e o proprietário, as massagens podem ser grandes aliadas para conhecer melhor o seu animalzinho.

Através das massagens, o proprietário passa a conhecer melhor o corpo do seu pet, podendo avaliar o score corporal, e também notar o aparecimento de qualquer anormalidade, como verrugas, feridas, nódulos, alterações na pele, falhas de pelo, presença de pulgas ou carrapatos, infecções no ouvido e até mesmo sensibilidade ou dor em alguma parte do corpo.

Quando essas alterações são notadas rapidamente, é possível encaminhar o pet ao veterinário, evitando que o problema se agrave. Além disso, ao massagear o bichinho, ele se acostuma a ser manipulado no corpo todo e a encarar situações rotineiras, como ser acariciado por crianças, banhos e visitas ao veterinário, de forma menos estressante.

Caso você ainda não faça massagens no seu pet, pode começar a acostumá-lo, iniciando com um carinho que ele goste e, quando ele estiver relaxado, passar a apalpar outras partes do corpo, como a cabeça, rabo, barriga e costas. No caso de toques mais intensos ou em partes do corpo em que o bichinho ainda não esteja acostumado a ser tocado, a massagem pode ser feita enquanto se dá algo gostoso, como um petisco ou um brinquedo, para que ele faça uma associação positiva desse momento.

Acostumar o pet a ser apalpado em determinadas partes do corpo pode também auxiliar posteriormente na rotina de higiene, como a escovação dos dentes e a limpeza dos olhos e dos ouvidos.

As massagens devem ser relaxantes e um momento de carinho entre o proprietário e o pet. Então, procure fazê-las no final do dia, quando o animal já está propenso a relaxar, e em ambientes tranquilos e sem pressa para terminar, sempre respeitando o tempo de cada animal.

Aproveite esse momento tão gostoso que as massagens proporcionam para você e o seu animalzinho! As massagens fazem parte do trabalho dos adestradores da Cão Cidadão e você pode aproveitar este benefício contratando os serviços de um de nossos profissionais.

Por Tatiane Abe, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.