Importância da sociabilização

Cães são animais sociais, com ancestrais que viviam em grupo, trazendo consigo necessidades naturais de conviver com outros indivíduos. Atualmente, em meio à urbanização, viver em um grupo para o cão significa conviver com pessoas e animais.

Porém, quando não têm esse contato com outros cães, pessoas, objetos ou barulhos, os pets podem não ficar à vontade diante dessas situações, demonstrando medo ou até mesmo agressividade. Animais em situação extrema, mantidos isolados de contato com pessoas e outros animais, podem apresentar reduções na atividade geral e na procura por contato com outros indivíduos.

Estes filhotes permanecem imaturos, insociáveis, podendo desenvolver problemas comportamentais e alterações como correr atrás do rabo, tremores, além de dificuldade no aprendizado e reações vagarosas a novos estímulos.

Para que o pet não desenvolva estes problemas é recomendado iniciar a sociabilização do filhote entre 50 e 85 dias de vida dele. Apresente pessoas de diferentes idades, alturas, etnias, outros animais, cheiros, objetos e sons que estarão presentes no dia-a- dia do cãozinho, como aspirador de pó, secador de cabelos, liquidificador, TV, carros etc.

Como nessa fase o peludo ainda não tomou todas as vacinas, faça essas apresentações de forma segura, não colocando o pet no chão em lugares públicos, e aproxime-o apenas de animais saudáveis e devidamente vacinados, evitando que ele contraia alguma doença contagiosa.

Caso o seu pet já tenha passado dessa idade, apesar de precisar de um pouco mais de paciência e persistência no treino, também é possível sociabilizá-lo. Tanto para filhotes quanto adultos, a sociabilização é feita sempre de forma gradual, respeitando o tempo e espaço do cão, e associando os estímulos novos a algo gostoso, como um petisco.

Sociabilizando o seu pet adequadamente ele será um animal muito mais confiante, lidando bem com as mais diversas situações, e convivendo de forma tranquila com sua família e em meio à sociedade.

Caso tenha dificuldade para sociabilizar seu animalzinho, procure ajuda de um profissional capacitado para ajudá-lo neste trabalho.

Por Tatiane Abe, adestrador e franqueado da Cão Cidadão