Como ensinar o comando “Fica”?

Ensinar o comando “Fica” para o seu pet pode auxiliar muito no dia a dia. Pode-se pedir o “Fica” ao abrir a porta e não correr o risco de o animal sair correndo para a rua ou para o hall do prédio, pois quando este comando é solicitado, o cão deve se manter parado, aguardando liberação.

Além do auxílio prático, é um comando que estimula o autocontrole do cão. Pode ajudar no treino de cães que ficam ansiosos sozinhos (ansiedade de separação), fazendo pequenas separações dos seus tutores e, assim como o treino de outros comandos, este estimula a obediência do cão em relação a quem o treina.

Mas como ensinar o cãozinho a ficar? Inicialmente, faça o cão ficar sobre uma superfície confortável, como um tapete ou caminha, pois além do conforto, é visualmente mais fácil para ele entender que deve se manter sobre a superfície escolhida.

Os treinos devem começar em um lugar tranquilo, em que o cão já esteja habituado, como em casa, pois a rua possui diversos estímulos que podem distrair o animalzinho, dificultando o treino.

Peça para o pet se sentar sobre o tapete ou caminha, diga “Fica”, com a mão espalmada, e dê um passo para trás. Após um segundo, retorne até ele, elogie e o recompense com algo gostoso, como um petisco.

Vá aumentando a distância entre o pet e o treinador e o tempo do “Fica”, de forma gradual. É importante ajudar o cão a acertar, então, respeite o tempo e o limite dele.

Caso o peludo erre o comando, não o recompense e retroceda o treino, fazendo mais repetições do “Fica”, com a distância e o tempo que você sabe que ele consegue se manter.

Quando o cão já estiver fazendo bem o comando em casa, podemos aumentar estímulos durante o “Fica”, como passar correndo por ele, dar a volta nele, fazer uma bolinha quicar próxima a ele e pedir este comando na rua (mas sempre mantenha o animalzinho preso a uma guia em um ponto fixo, para evitar acidentes, caso ele erre o “Fica”).

Se tiver dificuldades em realizar o treino, procure ajuda de um profissional apto.

Bons treinos!

Por Tatiane Abe, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

Deixe seu comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Imprensa ABC. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos usuários e a conta do Facebook do autor poderá ser banida.