Como enriquecer o ambiente para o gato

O enriquecimento ambiental é muito importante não só para cães mas para os nossos bichanos também!

Enriquecer o ambiente significa deixá-lo mais desafiador, interessante e lúdico para que ele gaste energia de forma positiva e saudável.

As atividades oferecidas devem levar em conta as características dos felinos, portanto disponibilizar brinquedos que possibilitem que o bichano pule, arranhe, escale e cace vai deixar seu gatinho empolgado.

Use prateleiras em locais altos e estratégicos que servirão como pontos de observação para o bichano, coloque arranhadores em diferentes locais da casa para que ele possa arranhar e também escalar para subir nas prateleiras. Pendure brinquedos nas maçanetas das portas, seu bichano vai se divertir muito caçando o passatempo em movimento.

A hora da alimentação também é um ótimo momento para enriquecer o local dos gatinhos que são caçadores natos!

Em vez de oferecer a ração do bichano no potinho de comida utilize brinquedos como bolinhas que ao rolar deixarão a ração cair aos poucos. Outra opção é fazer uma caça ao tesouro! Espalhe pequenas porções de ração e/ou petisco por cantinhos escondidos da casa e deixe o gatinho se divertir procurando a recompensa.

Somente tome cuidado e preste bastante atenção para garantir que o gatinho está realmente se alimentando de forma adequada, a brincadeira não pode prejudicar a alimentação do animal!

Enriquecer o ambiente aumentará a qualidade de vida do seu bichano deixando ele ainda mais satisfeito e feliz!

Por Amanda Ornelas, adestradora franqueada da Cão Cidadão

Deixe seu comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Imprensa ABC. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos usuários e a conta do Facebook do autor poderá ser banida.