Políticas públicas para a quarta idade

Com o aumento da expectativa de vida, surge um novo termo: a quarta idade. Assim são classificados os idosos com mais de 80 anos, nos países desenvolvidos, e com mais de 75 anos, nas nações em desenvolvimento. Graças aos avanços, principalmente na área da saúde, as pessoas estão vivendo cada vez mais.

Neste contexto, é primordial que municípios, estados e união desenvolvam políticas públicas voltadas para esta parcela da população, como, por exemplo, estamos fazendo em São Caetano do Sul, cidade que possui a mais alta expectativa de vida do país.

Como se sabe, o município possui programas exemplares para a Terceira Idade ativa, aquela que tem condições de se locomover e pode participar das inúmeras atividades de lazer oferecidas pelo município, bem como usufruir dos seus serviços de forma plena. No entanto, é preciso pensar também na quarta idade.

É fundamental que sejam desenvolvidas atividades e ações que possibilitem a reintegração dessa parcela da população à sociedade, criando condições físicas e de mobilidade para que essas pessoas se sintam motivadas a participar de forma mais ativa aos programas oferecidos pela administração municipal.

Por fim, é preciso oferecer serviços diferenciados, que melhorem a qualidade de vida do idoso e que possam contribuir para que São Caetano do Sul seja reconhecida, também, com a cidade que investe na quarta idade.

Flávio Rstom
Médico e Vereador
São Caetano do Sul