Fachada da nova escola, na Rua Santa Rosa, 79

Depois de 4 anos fechada e usada como depósito, EMEI é inaugurada

São Caetano inaugura nova escola neste sábado e resolve falta de vagas. Escola estava pronta desde 2012.

São Caetano do Sul sempre teve na Educação um de seus principais pilares. A inauguração da EMEI José Auricchio no Centro, neste sábado (18), é um fato marcante para a cidade. Com a nova escola, somada a outras ações, a Secretaria de Educação trabalha para solucionar o déficit de vagas na Educação Infantil.

A inauguração é um fato inédito, já que é a primeira vez que a Prefeitura de São Caetano entrega uma escola com menos de dois meses de gestão. A unidade tem capacidade para atender até 400 alunos, mas inicialmente 230 crianças serão atendidas em oito grandes salas de aula, com 24 alunos por sala; quatro berçários, com 20 crianças em cada; playground; solário (espaço para as crianças tomarem sol); cinco banheiros para adultos, sendo um adaptado para pessoas com deficiência, e oito banheiros para alunos, sendo dois adaptados.

Mesmo sendo da área médica, o prefeito José Auricchio Júnior diz ter a dimensão exata de quanto a Educação é importante na vida da criança. “A Educação é o principal vetor de transformação social. São as escolas, principalmente as de Educação Infantil, que iniciam a criança no aprendizado, que formam o caráter para que ela chegue à adolescência sabendo o que é certo e errado, por exemplo. Vamos ajudar a formá-las e a transformá-las”, afirma o prefeito.

No início do ano, São Caetano do Sul encontrava-se com problema de falta de vagas na Educação Infantil. Além de inaugurar a nova escola, a Secretaria de Educação também reativou salas que estavam ociosas, por falta de professores, em outras unidades. Ações pretendem zerar a fila por vagas, apesar de a procura para essa faixa etária (dos 4 meses aos 6 anos) ser diária.

Sobre a nova EMEI

Ao todo serão 35 profissionais que trabalharão na EMEI José Auricchio, sendo um diretor, um proaudi, um auxiliar administrativo, um porteiro, quatro serventes, nove auxiliares de 1ª infância matutino, nove auxiliares de 1ª infância vespertino, três professores de período integral, dois professores meio-período, uma lactarista e três merendeiras.

As aulas da rede municipal já tiveram início no último dia 13, mas a nova escola deverá receber os alunos no próximo dia 20. A unidade fica na Rua Santa Rosa, 79, no Centro.

Rosiane Colli Rebolho, diretora da EMEI José Auricchio e com 25 anos de docente na Prefeitura de São Caetano, afirma ainda sentir aquele friozinho na barriga ao pensar no primeiro dia de aula. “A nossa EMEI será a primeira a contemplar de berçário menor a Grupo 5. A inovação será integrar os bebês junto a crianças de 2 a 5 anos”, definiu Rosiane.

Para que a nova EMEI conseguisse abrir suas portas neste sábado para a população de São Caetano foi necessário que a Câmara Municipal levantasse recesso a pedido do prefeito. A alteração na lei de zoneamento foi aprovada pelo Legislativo. “Foi muito importante o entendimento dos vereadores de que São Caetano necessitava de mais uma escola para conseguir diminuir o déficit de vagas. Fica aqui meu agradecimento”, disse Auricchio à época da votação.