Abril Marrom em São Caetano atua na prevenção à cegueira

Para celebrar o Abril Marrom, de prevenção à cegueira, a Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul promoverá uma série de atividades no próximo dia 27/04, às 14h, no Teatro Santos Dumont (Av. Goiás, 1.111, no Centro). Haverá testes de acuidade visual (teste de visão) com oftalmologistas especializados e palestras com o dr. Suel Abujamra e dra. Antonieta Antunes Pereira Minello.

A perda da visão é algo que atinge boa parte da população brasileira. Por este motivo, entidades médicas e governos resolveram lançar o Abril Marrom, um mês voltado a minimizar os danos causados pela cegueira.

Uma das principais doenças é o glaucoma, definição genérica dos problemas que afetam o nervo óptico, o que acaba por causar lesões irreversíveis. O glaucoma é responsável por 12,3% dos casos de perda de visão em adultos. A prevalência aumenta com a idade. É estimada entre 1% e 2% na população geral, chegando a 6% e 7% após os 70 anos de idade.

Segundo dados da SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), estima-se que existam cerca de 985 mil pessoas portadoras de glaucoma em todo o País. No entanto, supõe-se que o número deva ser bem mais elevado, pois calcula-se que 50% dos portadores ignoram a doença. Já para a WGA (World Glaucoma Association), o Brasil pode ter quase 4 milhões de glaucomatosos.

“O Abril Marrom é uma campanha que visa diminuir as doenças da visão. Por isso, é importantíssimo que a população tenha como hábito visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, pois existem doenças que, quando aparecem os sintomas, já estão em grau avançado. Aí, tem de se tratar para que o caso não se torne irreversível e haja a perda total da visão”, explica a oftalmologista Antonieta.