A luta por uma sociedade sem manicômios

Projeto de Lei do vereador Cidão do Sindicato pretende que seja instituído na cidade de São Caetano do Sul o incentivo para a criação do Programa “De volta para Casa”, destinado às pessoas com transtornos mentais desinstitucionalizadas, que passariam a receber atendimento psicossocial junto a seus familiares.

Uma vez no convívio familiar e social vão passar a realizar atividades-oficinas para desenvolvimento em habilidades tais como: arte, costura, crochet, tricot, bordados, artesanatos em madeira, pintura em tela, fotografia, agricultura orgânica, entre outros.

Em sua justificativa, Cidão do Sindicato, relembra que “falharam os métodos do período colonial de assistência ao doente mental, centrado na intervenção em grandes hospitais psiquiátricos, quando vigoravam os conceitos de laborterapia, de medicalização, e a crença de que era melhor o isolamento social e o distanciamento familiar”.

Cidão do Sindicato complementa que “Felizmente com os avanços nos estudos científicos, na década de 70 surgiu no Brasil o movimento social denominado Movimento da Luta Antimanicomial (MLA), formado por familiares, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde mental, que divulgam a bandeira intitulada Por uma sociedade sem manicômios”. É neste quadro que ganha forças programas como o “Volta para Casa”.