Hospital de Emergências Albert Sabin que está em reforma desde setembro/2017 e está atendendo provisóriamente no Hospital São Caetano, deve ser entregue em meados do mês de agosto/2018

2018 será um ano de novidades e inaugurações em São Caetano

São Caetano do Sul começou o ano de 2018 com um superávit de quase 40 milhões de reais, depois de um difícil ano de 2017 e uma dívida de mais de 160 milhões, sendo a maioria com fornecedores que estavam sem receber há alguns meses, e um caos administrativo total, que teve de ser superado o mais rápido possível com atitudes pontuais. Agora passado o caos inicial, o município está com sinais de recuperação da capacidade de investimento.

Segundo o prefeito José Auricchio Jr., foi possível reverter a situação caótica do início de 2017 – com déficit de R$164 milhões – para um cenário de boas perspectivas para este ano. “Ainda teremos ajustes e dificuldades neste ano. Mas posso dizer que já temos caminhos mais claros e bem definidos para que São Caetano volte a se desenvolver”, afirma José Auricchio.

Investindo no desenvolvimento, já existem vários projetos em andamento e alguns deles foram retomados as suas conclusões. Eis alguns:

SOS Cidadão 156: O sistema de emergência integrada, atendendo pelo telefone 156, concentrará todos os serviços de urgência do município, como atendimento pré-hospitalar, polícia, Guarda Municipal, bombeiros e Defesa Civil.

Prontuário Eletrônico: o sistema de prontuário médico digital para os pacientes da rede municipal de saúde está em andamento e seu lançamento deve ocorrer no segundo semestre de 2018.

Portal Saúde 24 horas: será lançado em janeiro um site com informações de todo o serviço municipal de saúde, como endereços de unidades, especialidades médicas, medicamentos, vacinas, programas especiais etc. Ele será acessível à toda população por computadores, tablets e smart phones.

Revitalizações

Escolas: está em andamento um programa de reformas em 14 escolas municipais. Serão dez unidades da Educação Infantil e quatro do Ensino Fundamental, com investimento total da ordem de R$ 2 milhões.

Estabelecimentos de saúde: estão recebendo obras de revitalização 9 Unidades Básicas de Saúde, o Centro Cirúrgico do Hospital Márcia Braido e o Hospital de Emergências Albert Sabin (com ampliação e modernização).

Inauguração de obras que estavam paradas

CAPS-AD: o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas da Rua dos Castores, Bairro Mauá, deverá ser inau-gurado em maio de 2018.

Escola de Educação Infantil: localizada à Rua Saldanha Marinho, Bairro Santa Paula, a nova escola terá capacidade para até 200 crianças entre 4 meses e 5 anos de idade e estará pronta no início do ano letivo de 2018.

Centro de Ginástica Rítmica e Artística: com uma área de 3.500 m² e três pavimentos, ele será um dos mais modernos do país. Localizado na Av. Pres. Kennedy, deverá ser inaugurado em março de 2018.

Ações iniciadas em 2017 e implantadas agora

Agente Cidadão Sênior: programa cujo objetivo é promover a integração de moradores com idades a partir de 65 anos junto à comunidade.

Uniforme escolar: o Programa Auxílio Uniforme Escolar, benefício oferecido pela Secretaria de Educação de São Caetano, já está em andamento. Os munícipes já estão recebendo em suas contas bancárias o valor de 200 reais para a aquisição das peças de uniforme.

Cesta básica: o benefício está atendendo 7 mil famílias mensalmente.

Parceria Google e Prova Digital: graças à parceria com o Google, as escolas terão recursos como plataformas para criação de gráficos e textos, formulários, e-mails e até ferramentas para criação de web sites com propósitos educacionais. Também foram dados os primeiros passos para implantação da Prova São Caetano (que avalia a qualidade do ensino no município) totalmente de forma digital.