São Bernardo: Educação sem restrição e além dos muros

O programa Tempo de Escola criado em 2010 para ampliar as oportunidades educacionais dos alunos da rede municipal de ensino de São Bernardo tem como objetivo a integração de campos do conhecimento formadores do currículo escolar da criança. Cerca de 10 mil alunos participam do projeto, que oferece oficinas agrupadas em três áreas temáticas: corpo e movimento; cultura e artes; e tecnologia da informação. O programa é realizado em 47 escolas municipais no contraturno escolar.

A iniciativa amplia a jornada para alunos do Ensino Fundamental e trabalha uma concepção de educação voltada ao desenvolvimento integral dos alunos. As oficinas são desenvolvidas em instalações das próprias unidades e da comunidade. O objetivo é criar uma nova cultura do educar, que tem na escola seu ponto de partida, mas que explora os potenciais da comunidade onde está inserida.

O CEU Regina Rocco Casa é uma escola modelo quando se trata do Tempo de Escola. O local dispõe de amplo espaço e oferece oficinas, como de artes, informática, fanfarra, música, dança e horta.

Outro ponto incentivado pelo Tempo de Escola é a participação dos pais. Um exemplo é o técnico José Anderson Marques, pai de duas meninas e que no seu tempo livre contribui com as atividades do CEU. “A demanda do local por atividades é muito grande. Por isso, sempre que posso venho ajudar na horta. Fiz um curso pela Prefeitura e, agora, posso contribuir com a comunidade.”

A coordenadora do setor de Ensino Fundamental da Prefeitura de São Bernardo, Regina Helena Bertola, explica que a mudança de atitude dos alunos que participam do programa é grande.