Secretaria de Saúde alerta para que população mantenha a caderneta de vacinação regularizada

São Bernardo atualiza vacinas em crianças e adolescentes

Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde do município irão abrir hoje (16), das 8h às 17h

A Prefeitura de São Bernardo irá promover, neste sábado (16), mais uma ação para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abrirão, exclusivamente neste dia, das 8h às 17h para vacinar à população de zero a 15 anos.

Todas as doses, ofertadas pela rede, como poliomielite, rubéola, BCG, sarampo, meningite, caxumba, varicela, HPV, entre outras, estarão disponíveis. O principal objetivo da ação é atualizar as doses e realizar todos os reforços necessários. O Diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi, alertou que a campanha deste sábado, serve como conscientização, porém todas as UBS do município dispõem dessas vacinas de segunda à sexta-feira.

“Hoje em dia, temos muitas doenças que foram erradicadas. É extremamente importante continuar com esse trabalho e proteger os filhos desses vírus. Temos que conscientizar os pais a manter a caderneta dos pequenos sempre em dia, proteger os filhos contra uma grave doença, também é uma forma de amor e cuidado”, disse Strufaldi.

Para participar da campanha de atualização, basta ir até a UBS, portanto um documento com foto e a carteirinha de vacinação. Os menores devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável. O horário de funcionamento das UBS, de segunda à sexta-feira é das 7h às 17h.

Trabalho Constante

O município vem realizando constantemente, um trabalho com os pais e os recém-nascidos nas UBS´s. Grupos são realizados semanalmente, pelo Programa Materno Infantil, o PROMI, e os participantes são acompanhados por uma equipe multiprofissional, com médicos pediatras, dentistas, nutricionistas, que orientam sobre a importância do aleitamento materno, alimentação, higiene e a importância da imunização e também de manter a carteirinha de vacinação em dia.

Além disso, o município realiza também busca ativa com os Agentes Comunitários de Saúde, para checar a caderneta dos pacientes no bairro. Se for constatada alguma falha, os profissionais encaminham as crianças até a unidade para a imunização.