Piscinão do Paço de São Bernardo estão com obras adiantadas

Reservatório terá capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água, ocupará espaço equivalente a dois campos de futebol e terá altura de prédio de sete andares

As obras de drenagem na região central de São Bernardo do Campo continuam em ritmo acelerado. São mais de R$ 300 milhões em investimentos para construção de piscinão no Paço Municipal e de galerias na Av. Aldino Pinotti e Rua Jurubatuba. Desde que as intervenções no Paço foram iniciadas, em dezembro de 2013, foram retirados oito mil caminhões de terra – dos 45 mil previstos na obra – e empregadas 770 toneladas de aço e outras 15,5 mil de concreto. Além de mais de 250 operários, as intervenções na região central mobilizam dezenas de caminhões e máquinas.

As paredes do reservatório do Paço estão praticamente concluídas e metade da galeria da Aldino Pinotti já foi executada. Também estão em andamento escavação dos poços para acesso ao túnel da Jurubatuba, assim como do piscinão. Obras que fazem parte do Drenar, macroprograma de combate às cheias que conta com mais de R$ 600 milhões, com intervenções também em outras regiões da cidade, como V. Vivaldi e Silvina, e que vão livrar São Bernardo do histórico problema de enchentes.
Piscinão do Paço de São Bernardo estão com obras adiantadas
Paredes

O futuro piscinão do Paço terá profundidade de cerca de 20 metros, o equivalente a um prédio de sete andares, vai ocupar área aproximada de dois campos de futebol e terá capacidade para reter 220 milhões de litros de água da chuva. As paredes são construídas por meio de painéis (chamados tecnicamente lamelas) de cinco metros de comprimento, feitos em concreto armado, uma mistura de concreto com aço que, após executados, definem a estrutura do reservatório e permitem a continuidade dos serviços estruturais (construção de bases, pilares, vigas, laje de cobertura) e a escavação da terra em segurança, ou seja, sem o risco de desbarrancamentos.

As obras devem ser concluídas até o fim de 2016 e vão beneficiar toda a cidade. A expectativa é que em outubro seja iniciada a intervenção de microdrenagem nos bairros próximos ao Centro.