No mês de aniversário de São Bernardo, Pinacoteca recebe programação especial

Em comemoração aos 464 anos da cidade, a Pinacoteca de São Bernardo recebe em agosto diversas exposições, além de eventos musicais e literários. Até o dia 12, é possível prestigiar os “Rabiscos do Peixe”, na Galeria Térreo – exposição retrospectiva da produção do ilustrador, desenhista, caricaturista e chargista do Grande ABC, Luis Carlos Ferreira, o Peixe. O artista já realizou trabalhos para os Studios Disney, Cartoon Network, Instituto Ayrton Senna e o personagem Senninha, entre outros.

Com abertura no dia 19, “Cores e Raízes de um Jardim do Jequitinhonha” é uma exposição individual do artista Gildásio Jardim. Mestre da cultura popular, Gildásio criou uma técnica de pintura onde confecciona telas a partir de tecidos estampados, populares no Vale do Jequitinhonha, seu solo cultural e afetivo. A recepção musical fica por conta do grupo Viola Baguá, às 15 horas, no Salão Principal da Pinacoteca.

No mesmo dia, na Galeria Térreo, será inaugurada a exposição “Traço no Pano”, obra do Coletivo Traço, um ateliê da Pinacoteca que desenvolve trabalho da saúde mental em parceria com a Diretoria de Cultura. A ação busca reequilibrar a saúde através da arte. A curadoria é assinada por Sueli Bonfim.

Na Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi, acontece, a partir do dia 10, a exposição “A Arte na Junção de Crença e Religião”, do artista Júlio Mattos. Com esculturas produzidas a partir de material reciclado, o artista mostra entidades das religiões de matriz africana, cada qual com suas características e adereços.

Também na Biblioteca de Artes acontece o Projeto Som da Letra. Encontros semanais analisarão os movimentos e suas poéticas, com canções tocadas ao vivo pelo músico e curador do projeto Júlio Versolato. Em agosto, o tema é “A Tropicália segundo Panis et Circenses”. Os encontros serão realizados nos dias 12, 19 e 26, das 14h às 17h. Já nos dias 11, 18 e 25 serão promovidas oficina de fundamentos da linguagem musical como pulso, compasso, afinação, conceito de melodia, harmonia e fraseologia.

No Projeto Pina Musical, que acontece no dia 24, às 19h30, a apresentação será de Anette Camargo Trio. No repertório, grandes standards do jazz e da música brasileira. Acompanhada de Libero Dietrich (contrabaixo) e Rodrigo Braz (bateria), a artista tem no seu repertório Rodgers e Hammerstein, Horace Silver, Miles Davis, Esperanza Spalding, Gershwin e Paul Desmond, além de Edu Lobo, Ivan Lins e Tom Jobim.

Dia 31, no mesmo horário, é a vez do Ciranda Violeira, projeto idealizado por Adilson Casimiro, que tem como objetivo a preservação e difusão do cancioneiro brasileiro, por meio de um diálogo do homem com a viola caipira. Tem no repertório versões instrumentais para clássicos de Tonico e Tinoco, Renato Teixeira, Almir Sater e Rolando Boldrin. A atração acontece no Salão Principal da Pinacoteca.

Informações: 4125-4056.