Faixa exclusiva de ônibus na Av. Dr. Rudge Ramos terá alteração

Sistema exclusivo do transporte coletivo será liberado durante uma hora

A faixa exclusiva de ônibus na Avenida Dr. Rudge Ramos terá alteração a partir de segunda-feira (22), que valerá até 9 de janeiro de 2015. A via será liberada para veículos durante uma hora no período da tarde. Desde que foi implementada, em agosto último, a operação funciona das 16h às 19h30, mas durante esse período será das 17h às 19h30. Na parte da manhã, o corredor continua exclusivo para ônibus no intervalo das 6h às 9h.

A mudança atende reivindicação do comércio local, em função do aumento das demandas dos consumidores nesta época do ano. “Porém, se justifica porque tradicionalmente diminui o volume de veículos nas ruas por causa das férias escolares”, explicou Renato Moreira, gerente de operações da Empresa de Transporte Coletivo (ETC). Apesar da liberação, toda a sinalização no local será mantida, principalmente a de proibido estacionar durante os intervalos reservados à faixa exclusiva. “Os veículos que estacionarem em uma das faixas nesse horário deverão atender aos regulamentos do sistema rotativo Zona Azul”, disse Moreira.

A alteração foi definida após reunião nesta semana entre representantes da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Bernardo, Empresa de Transporte Coletivo (ETC), Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo (SOPP) e dos comerciantes do bairro.

O trecho da faixa exclusiva tem 2.900 metros, desde a Praça São João Batista até o Terminal Vila Império, nas proximidades da divisa com São Paulo.

Desde que foi implantado, o sistema funciona em dois horários – manhã e tarde/noite – com o objetivo de proporcionar tratamento preferencial aos coletivos e aumentar a velocidade da operação. De acordo com o diretor da ETC Alécio Batista, o ajuste trouxe benefícios para a população. Houve redução média de cerca de 10 minutos no tempo de viagem no trecho operado pelo transporte coletivo na faixa exclusiva.

“Isso contribuiu para aumentar a velocidade operacional dos ônibus, impactando positivamente na redução do tempo total da viagem em cada uma das 14 linhas que circulam na região”, afirmou. “Além disso, oferece maior segurança no embarque e desembarque dos passageiros.”

Atendimento – As 14 linhas municipais no Rudge Ramos operam com 118 veículos e 53 viagens/hora pico, alcançando carregamento de 85 mil passageiros por dia. Já o transporte coletivo de todo o município opera com frota de 380 veículos, 60 linhas e carregamento aproximado de 250 mil passageiros por dia.

De acordo com a ETC, o Rudge Ramos foi o primeiro bairro escolhido para implantação da faixa exclusiva por conta da grande demanda de usuários de coletivos e por ser uma importante ligação entre os municípios vizinhos e o Centro de São Bernardo. Outros pontos estão sendo estudados para receber o sistema de priorização do transporte público.