Faixa exclusiva melhora trânsito e comerciantes a aprovam

Faixa exclusiva de ônibus na Av. Dr. Rudge Ramos reduz tempo

Operação para o transporte coletivo reduz em uma hora e libera estacionamento para carros

A alteração na faixa exclusiva de ônibus na avenida Dr. Rudge Ramos terá continuidade entre o fim da tarde e começo da noite. O sistema teve sua implantação em agosto do ano passado, em dois períodos, das 16h às 19h30 e das 6h às 9h, intervalo que permanece inalterado.

A nova operação foi definida após reunião entre representantes da Prefeitura de São Bernardo e comerciantes do Rudge Ramos. O sistema atende reivindicação de comerciantes locais que alegam a necessidade de ter uma hora a mais para a liberação de estacionamento de veículos no corredor por meio do sistema rotativo Zona Azul. Mas, além disso, também foi comprovada a viabilidade operacional, sem qualquer prejuízo para a regularidade dos ônibus, de acordo com a Secretaria de Transportes. O trecho da faixa exclusiva tem 2.900 metros, desde a Praça São João Batista até o Terminal Vila Império, nas proximidades da divisa com São Paulo.

Faixa exclusiva melhora trânsito e comerciantes a aprovam

“Podemos fazer ajustes a qualquer momento, se houver necessidade, já que falar em algo definitivo no trânsito é difícil porque se trata de área que merece avaliação constante”, explicou Renato Moreira, gerente de operações da Empresa de Transporte Coletivo. De acordo com ele, a Secretaria também retomou as discussões para implantação de faixas exclusivas na Rua Santa Filomena, no Centro e nas avs. Redenção e Nações Unidas, no Jardim do Mar, locais que estão sendo estudados para receber o sistema e priorizar o transporte público.

Atendimento

A região do Rudge Ramos é atendida por 14 linhas municipais que operam com 118 veículos e 53 viagens/hora pico, alcançando carregamento de 85 mil passageiros por dia. Já o transporte coletivo de todo o município opera com frota de 380 veículos, 60 linhas e carregamento aproximado de 250 mil passageiros por dia.

De acordo com a ETC, o Rudge Ramos foi escolhido para implantação da primeira faixa exclusiva por conta da grande demanda de usuários de coletivos e por ser importante via de ligação entre os municípios vizinhos e o Centro de São Bernardo.