Área de manancial ganha pavimentação ecológica

Rua Cotegipe no Parque Imigrantes, recebeu asfalto composto por agente anti-pó, mais conhecido como óleo de xisto, que não agride o meio ambiente

A Prefeitura de São Bernardo executou pavimentação ecológica na Rua Cotegipe, no bairro Parque Imigrantes. Localizada em região de manancial, a via recebeu material especial, composto pelo agente anti-pó – mais conhecido como óleo de xisto, que não agride o meio ambiente, em conformidade com regra que proíbe o uso de asfalto comum em área protegida. O produto é aplicado em duas camadas, o que deixa o local com características ecológicas.

Ao todo, foram seis dias de trabalho para contemplar 400 metros de comprimento da rua. Para isso foi utilizada mão-de-obra própria, por meio da frente de trabalho da Prefeitura, tanto na aplicação do produto, quanto na varrição e na aplicação do pó de pedra. O investimento na compra do material foi de R$ 24 mil. Em vistoria no local, o prefeito Orlando Morando destacou as características benéficas do óleo de xisto.

“Este é um material novo que estamos testando, que possui características idênticas ao asfalto. Absorve rapidamente a chuva, com eficiência e sem gerar acúmulo de poeira e de barro, que são as principais reclamações de moradores aqui do entorno”, informou o chefe do Executivo, na companhia do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima.

Óleo de xisto

O material não agressivo ao meio ambiente denominado óleo de xisto já havia sido aplicado em duas outras importantes vias localizadas em área de manancial de São Bernardo. Em dezembro, o agente foi implementado na Rua Progressiva, no bairro Batistini, e na Rua Macapá, localizada no Núcleo São Jorge.