Alterações no pós-balsa reduzem em até 35 minutos espera por ônibus

Inclusão de três novos veículos e criação de quatro linhas resultaram no aumento do número de viagens e redução dos intervalos entre partidas

As mudanças na operação do transporte coletivo no pós-balsa, região do Riacho Grande, já surtiram efeitos positivos para a população daquela parte de São Bernardo do Campo que depende do transporte coletivo. A incorporação de mais três veículos na frota operacional – passando de seis para nove ônibus – e a criação de quatro linhas resultaram no aumento do número de viagens e na redução dos intervalos entre partidas.

De acordo com a Empresa de Transportes Coletivos de São Bernardo do Campo (ETC), após a reestruturação, a diminuição de tempo entre um ônibus e outro chega a 35 minutos em algumas linhas.

“É o caso do atendimento pela 34B (Santa Cruz/Balsa), que reduziu a espera dos passageiros de 50 para 15 minutos, em média”, explica o gerente de Operações da ETC Renato Moreira. Entre os fatores que geraram esse ganho na linha está o aumento do número de viagens, que passou de 15 para 77 partidas por dia.

O autônomo Jorge Luiz Gualberto, morador do Bairro Capivari, confirma as melhorias. “A frequência dos ônibus aumentou bastante, principalmente da linha que passa pelo Santa Cruz. Além disso, o pessoal da ETC tem conversado com os moradores para fazer os ajustes e diminuir os gargalos”, afirma.

Ainda segundo o gerente da ETC, a reorganização do atendimento possibilitou que os passageiros que fazem a travessia da balsa João Basso contem com maior regularidade no atendimento pelos coletivos que seguem para a região do Riacho Grande. “Dessa forma, conseguimos sincronizar o atendimento dos coletivos que operam nos dois extremos da balsa. Isso contribui para evitar o excesso de lotação”, completa Moreira.

Novas linhas – As alterações no pós-balsa entraram em operação no dia 20 de setembro. A reestruturação reorganizou o atendimento das linhas de ônibus que atendem às regiões do Tatetos, Estrada Municipal, Porto de Areia, Estrada do Matarazzo, Santa Cruz, Água Limpa, Curucutu, Billings Park, Tubão, Estrada das Pimenteiras e Taquacetuba.

Antes, apenas uma linha (34B Pós-Balsa) atendia várias comunidades, com intervalos irregulares. Após as alterações, o sistema de transporte coletivo daquela região passou a ser composto pelas seguintes linhas: 34B (Santa Cruz/Balsa); 35 (Balsa/Tatetos – Estrada Municipal); 41 (Santa Cruz/Taquacetuba); 45 (Balsa/Porto de Areia – Estrada do Matarazzo); e 46 (Água Limpa – Curcutu – Billings Park – Tubão – Estrada das Pimenteiras).