Semasa prepara campanha para ampliar a economia de água em SA

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa a preparar a ampliação da sua campanha pela economia de água para reduzir ainda mais o consumo por morador da cidade. A medida é necessária para colaborar com as ações que visam amenizar a crise hídrica pela qual passa a Região Metropolitana de São Paulo. Por enquanto, a Sabesp não vai reduzir a vazão de água para o município.

Atualmente, cada habitante de Santo André consome 200 litros de água ou até mais por dia, mas o ideal é que este volume caia para 150 litros. “O nosso consumo per capita é muito alto. Dá para conseguir um número melhor”, avalia o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, acrescentando que, para isso, o Semasa fará um revezamento na distribuição da água no Setor Paraíso sem provocar intermitência para a casa das pessoas.

Ney explica que, desde novembro, quando o Semasa iniciou sua campanha pelo uso racional de água, Santo André como um todo reduziu o consumo em 80 litros de água por segundo. A meta, segundo ele, é diminuir este consumo em 300 litros de água por segundo.

Para fazer essa economia, Ney adianta que o Semasa controlará um pouco mais a saída de água dos reservatórios do Setor Paraíso, que é servido pelo Sistema Rio Grande. “A Sabesp manda todo dia para este setor cerca de 400 litros de água por segundo. Não precisamos de tudo isso durante todo o dia.”

O superintende explica ainda que os reservatórios (caixas de água do Semasa) do Setor Paraíso trabalharão com níveis mais baixos de reservação. “Pela manhã, terá água, à noite também, mas durante o dia (quando o consumo é menor), vamos dar uma segurada (no envio de água para as casas)”, avisa o superintendente.

Ney lembra que, em Santo André, 36.562 residências (22% das casas) conseguiram reduzir o seu consumo em mais de 20% em março e tiveram desconto de 30% no valor da conta de água. Ao todo, porém, 86.006 fizeram alguma economia, ou mais de 50% das casas da cidade. “Se mais de 36 mil conseguiram o desconto, dá para economizar mais.”