Saúde transfere serviços e economiza com aluguel

Para melhor aproveitamento do dinheiro público, Ouvidoria do SUS, Escola da Saúde e Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) passaram a funcionar na Rua Primeiro de Maio, 127, no Centro

Dentro das ações da atual administração para normalizar a situação financeira da Prefeitura, a Secretaria de Saúde transferiu o funcionamento da Ouvidoria do SUS, Escola da Saúde e Comitê de Ética em Pesquisa para novo endereço, na Rua Primeiro de Maio, 127, no Centro. Os equipamentos funcionavam antes em imóvel alugado, na Praça do Carmo, que será devolvido no início de abril. A entrega do prédio representará economia mensal aos cofres públicos de R$ 15,5 mil ou R$ 186 mil por ano. O novo espaço, antes utilizado pela equipe de Planejamento da Saúde, é próprio da Secretaria.

“Fizemos estudos e vimos que seria possível realocar os serviços em outro espaço, para assim gerar economia e revertê-la em melhorias para a população. Esses três serviços compõem a estrutura de humanização do município, que faz parte de uma política nacional, com diretrizes específicas e que deve compor o perfil do trabalhador a partir dessa gestão”, explica a secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias.

Enquanto a Ouvidoria funciona como um canal de comunicação entre o munícipe e a Pasta e a Escola de Saúde uma ferramenta de capacitação dos funcionários da rede municipal, o CEP tem uma função importante na Educação, pois avalia e acompanha projetos de pesquisas, envolvendo seres humanos.

Sua atuação se orienta pela preservação dos aspectos éticos em defesa da integridade e dignidade dos participantes das pesquisas, individual ou coletivamente considerados, em observância a Resolução 466/12. “Isso garantirá que nossas produções acadêmicas respeitem os conceitos éticos necessários”, completa.