Saúde do homem tem programação nos bairros de Santo André

Um a cada seis homens desenvolverá câncer de próstata. Apesar de chocar, a estimativa da Sociedade Brasileira de Urologia serve antes de tudo para estimular que a população masculina procure fazer o acompanhamento médico de sua saúde, a fim de, entre outras coisas, prevenir a doença, além de a diagnosticar precocemente, elevando as chances de cura com tratamento para 90% dos casos. Para despertar essa consciência, a Prefeitura de Santo André adere à campanha Novembro Azul e convida homens a participarem das atividades oferecidas ao longo do mês nas unidades de saúde do município. Para marcar a campanha, o espelho d’água no Paço Municipal de Santo André e o calçadão da Oliveira Lima foram iluminados na cor tema do movimento. No dia 17 de novembro está previsto o dia “D” para que todos vistam roupas azuis.

O câncer de próstata, diferente dos outros tipos, não apresenta sintomas diretos, por esse motivo, é necessário fazer acompanhamento anual com um médico. A indicação da doença aparecerá primeiramente na alteração do exame de sangue, que mede o nível do PSA (Antígeno prostático específico), e no exame clínico, sendo complementados posteriormente para confirmação do caso. “Homens com histórico de câncer de próstata, devem realizar esses exames anualmente, a partir dos 45 anos.

Já para os que não possuem esse antecedente, a recomendação é a partir dos 50 anos de idade, também repetidos anualmente”, explica o urologista do Centro de Especialidades I, Marcelo Watanabe.

O médico destaca que a campanha “é uma oportunidade para conversar com o público masculino não só sobre o câncer, mas também para trazer esses usuários ao consultório médico e fazer outras orientações sobre hipertensão, tabagismo e outras doenças”. Sobre o grande tabu que ronda o exame de toque, Watanabe tranquiliza: “a população precisa encarar apenas como um exame físico, da mesma forma que outras partes do corpo são examinadas”.

De acordo com um levantamento da secretaria municipal de Saúde, em 2016, ocorreram 145 internações relacionada a câncer de próstata, enquanto neste ano, foram 85 internações desta natureza. Sobre o número de óbitos por conta da doença, Santo André registrou em 2016 e 2017, 55 e 21 vítimas, respectivamente.

Procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e se informe.