Santo André tem quase 136 mil pessoas, entre crianças, gestantes e idosos, para vacinar contra a gripe

No total, 33 unidades da rede básica de saúde oferecem doses para prevenção do H1N1 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30

As 33 unidades de saúde da rede de atenção básica de Santo André começaram, a imunização contra a gripe de crianças de seis meses a cinco anos incompletos (36.693), idosos acima de 60 anos (92.070) e gestantes (6.701).

No total, 135.464 pessoas pertencentes aos três grupos prioritários iniciais da campanha no município. As doses gratuitas serão ministradas das 8h às 16h30. Há necessidade de levar a caderneta de vacinação e o cartão SUS – mais documento pessoal.

A partir do dia 18, a campanha priorizará as mulheres que deram a luz até 45 dias e pessoas com doenças crônicas e de risco clínico, como casos respiratórios (asma e displasia broncopulmonar), cardíacos e renais, além da população indígena. Na última semana, entre 4 e 8, cerca de 20 mil profissionais da saúde da rede municipal, mais trabalhadores de hospitais público estadual e privado, foram vacinados – o balanço parcial ainda não foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Santo André.

Com relação à ala infantil, somente serão vacinadas os bebês a partir de seis meses e as crianças menores de cinco anos, mais precisamente, quatro anos, 11 meses e 29 dias – meninos e meninas com cinco anos completos não se encaixam nesse grupo. Já as mulheres em fase inicial de gravidez devem apresentar o cartão do pré-natal para comprovação à equipe de enfermagem.

No estado de São Paulo, a campanha foi antecipada por causa do aumento de casos do vírus influenza A, o H1N1. Em Santo Andre, até o dia 5 de abril, 82 casos notificados de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Destes, cinco confirmados para H1N1, com dois óbitos – ambos do sexo masculino, 51 anos e 64 anos.

Santo André tem quase 136 mil pessoas, entre crianças, gestantes e idosos, para vacinar contra a gripe

No primeiro dia de campanha da gripe a público específico, unidades da rede de atenção básica de Santo André tiveram movimento intenso, como foi na Vila Guiomar