Santo André está com inscrições abertas para Educação de Jovens e Adultos

Curso voltado para maiores de 15 anos possibilita a conclusão do ensino fundamental; matrículas podem ser realizadas até 15 de agosto

“Às vezes acontecem fatos na nossa vida que obrigam a gente a mudar os planos”, conta Maria Sueli dos Santos, de 49 anos, que concluiu em junho o ensino fundamental em uma turma da Educação de Jovens e Adultos, de Santo André. Sueli até que gostava de estudar, mas aos 10 anos se mudou para o interior, em uma casa muito longe da escola e não pôde mais freqüentar as aulas. “Mas sem educação a gente não chega a lugar nenhum”, frisa. Com esse pensamento ela voltou a estudar.

Para pessoas como Sueli, estão abertas as inscrições para as turmas de EJA que começam no segundo semestre, tanto para a primeira fase (EJA I) que corresponde ao período do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, quanto para a segunda fase (EJA II) que corresponde ao período entre o 6º e o 9º anos. Cada etapa da EJA dura em média 2 anos.

Para as turmas de EJA II, o prazo de inscrições termina dia 15 de agosto, e no caso da EJA I, o período vai até 30 de setembro. Para se inscrever em uma das mil vagas disponíveis, é preciso apenas ter mais de 15 anos e estar fora do sistema regular de ensino.

As aulas começam dia 21 de julho em 23 emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e cinco CPFP (Centros Públicos de Formação Profissional). Os interessados podem procurar a unidade escolar mais próxima ou ligar para 4468-4293. As matrículas são feitas mediante apresentação do RG, comprovante de residência e histórico escolar, se o aluno tiver. Neste primeiro semestre de 2015, 411 alunos concluíram o ensino fundamental nas salas de EJA II de Santo André. Maria Sueli dos Santos, de 49 anos, é uma delas. Participou da colação de grau em junho e já está planejando se inscrever no ensino médio. Sua meta, no entanto, é a faculdade de assistência social.