Santo André dá prosseguimento ao inventário de serviços turísticos

Neste sábado (11) 30 pesquisadores visitarão estabelecimentos da Rua das Figueiras com vistas ao levantamento de informações

Os alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Paulo voltam a campo para mais uma etapa do trabalho de pesquisa que levantará os serviços prestados, os equipamentos e a infraestrutura de apoio ao turismo local. O levantamento visa formar uma base de dados para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística na cidade e a elaboração do Invitur (Inventário de Oferta Turística).

No sábado, (11), os 30 pesquisadores darão continuidade ao trabalho nos estabelecimentos na Rua das Figueiras. Depois da região central, estão previstas visitas aos bairros Campestre, Santa Terezinha, Casa Branca, Bangu, além da Vila Guiomar, Vila Alpina, Vila Alice, Vila Bastos e a Vila de Paranapiacaba. Os empresários do setor interessados em participar do levantamento podem solicitar a visita dos representantes do departamento de Turismo da prefeitura, pelo telefone 4433-0752 ou endereço eletrônico turismo@santoandre.sp.gov.br.

O Invitur tem por objetivo garantir o desenvolvimento das potencialidades turísticas de Santo André. Após concluída, a pesquisa será disponibilizada aos visitantes, planejadores e gestores do setor que analisarão as ofertas disponíveis na cidade. As informações possibilitarão ainda a análise do significado econômico do turismo e seu efeito no desenvolvimento municipal, a identificação de deficiências e desajustes existentes entre oferta e demanda, além de viabilizar o planejamento de novos roteiros turísticos. O trabalho de levantamento e processamento das informações deve ser concluído no próximo ano.

METODOLOGIA – Segundo a diretora de Turismo de Santo André, Alaíse Eloy Pereira, o Invitur é realizado de acordo com metodologias criadas pelo Ministério do Turismo, para proporcionar novas alternativas econômicas e gerar divisas para os municípios por meio da valorização de sua estrutura. Para tanto, é necessário criar um planejamento que sirva de base para o desenvolvimento de um Plano Diretor de Turismo. “O inventário é um primeiro passo deste processo. Por isso, esperamos contar com a participação e o apoio dos empreendedores da cidade”, afirmou.

O Inventário da Oferta Turística de Santo André é uma iniciativa do Departamento de Turismo, realizado em parceria com a Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4433-0752 ou pelo email: turismo@santoandre.sp.gov.br.