Emeief Miguel Sanches Ruiz é uma das 23 unidades que vão receber as aulas da EJA (Foto: Diego Barros/PSA)

Santo André abre inscrições para a Educação de Jovens e Adultos

Santo André abre inscrições para a Educação de Jovens e Adultos

A Prefeitura de Santo André abriu nesta semana, por meio da Secretaria de Educação, o processo de inscrição para a EJA (Educação de Jovens e Adultos de Santo André). Embora a efetivação da matrícula só será possível a partir da próxima segunda-feira (12), os alunos da EJA II poderão realizar o processo até o último dia útil de fevereiro, enquanto que para a EJA I, a data limite é o último dia útil do mês de setembro. Em 2015, as aulas serão ministradas em 23 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e nos cinco Centros Públicos de Formação Profissional. Para poder ter acesso a uma das vagas disponíveis, basta que o interessado tenha mais de 15 anos e more em Santo André.

Dividido em dois ciclos, enquanto a EJA I é voltada para quem quer retomar os estudos desde o início do processo de alfabetização – do 1º ao 5º ano do ensino fundamental -, a EJA II corresponde a fase escolar, que vai do 6º ao 9º ano. Cada ciclo dura em média dois anos, porém, este tempo pode ser maior ou menor dependendo do ritmo de aprendizado de cada aluno.

Emeief Miguel Sanches Ruiz é uma das 23 unidades que vão receber as aulas da EJA (Foto: Diego Barros/PSA)

Em 2015, a novidade é que, além dos cinco Centros Públicos de formação Profissional oferecerem a EJA-FIC (Ampliação de escolaridade integrada à qualificação profissional), as Emeiefs Cândido Portinari, Cora Coralina e João de Barros Pinto também vão oferecer o serviço, disponibilizando assim, uma ampliação da qualificação profissional aos alunos.

“Como o nosso slogan é ‘Voltar a estudar é agora’, acredito que a EJA seja a porta de entrada para que estas pessoas tenham o direito à Educação garantido e vislumbrem uma nova perspectiva de mundo, despertando assim, quem sabe, vôos mais altos, como a inserção na universidade, por exemplo”, ressaltou a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Maria Auxiliadora Elias. As aulas serão realizadas nos períodos vespertino e noturno nas Emeiefs, enquanto que nos Centros Públicos o ensino será ministrado de manhã e à noite. No ano passado, 6.295 pessoas frequentaram as aulas da EJA na cidade.

Para se inscrever basta que o interessado compareça em uma das Emeiefs ou aos Centros Públicos de Formação Profissional munidos de RG. As aulas começam dia 4 de fevereiro. Também é possível se inscrever por meio do link http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/component/content/article/31-secretarias/educacao/683-jovens-e-adultos-tem-chance-de-voltar-a-estudar-na-eja-em-santo-andre. A lista das unidades também está disponível nesta mesma página.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 4468-4296 ou 4468-4297.