Assinatura do protocolo de intenções (Foto: Julio Bastos / PSA)

Santo André abre as portas para ampliação de investimento e geração de emprego

1º Meeting Empresarial da cidade contou com a presença de João Doria e reuniu cerca de 500 empresários, CEOs e sociedade civil para debater o futuro do desenvolvimento econômico do município, além de atrair parcerias com a iniciativa privada

A Prefeitura de Santo André realizou o concorrido 1º Meeting Empresarial – Novos Caminhos e Novas Oportunidades, e teve a presença dos prefeitos de Santo André, Paulo Serra e de São Paulo, João Doria. O encontro reuniu cerca de 500 empresários para discutir investimentos na cidade, o futuro do município, o papel do poder público no desenvolvimento da economia andreense, além da importância de caminhar lado a lado com as empresas privadas.

Alguns dos principais CE Os de empresas instaladas em Santo André estiveram presentes no evento, que contou com palestras dos executivos Renato Boaventura (presidente da Rhodia-Solvay Fibras), Sebastian Soares (sócio líder de mercado empreendedor da KPMG do Brasil) e Chieko Aoki (presidente da rede de hotéis Blue Tree).

O modelo da gestão Paulo Serra consiste em apostar nas parcerias com a iniciativa privada para poder ampliar ainda mais o desenvolvimento da cidade. “Temos que parar com essa arrogância de que o poder público pode fazer tudo sozinho, porque não pode. Nós temos que cuidar dos princípios básicos, mas para caminharmos e evoluirmos, precisamos de parcerias com as empresas privadas. Esse diálogo de hoje tem em seu conceito esses grandes objetivos”, afirmou Serra.

Santo André 500 anos

O projeto Santo André 500 anos é uma ação de longo prazo para planejar a cidade para as próximas décadas. O programa tem como meta colocar o município entre as cinco primeiras colocadas no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal) até 2024, por meio de melhorias na educação, infraestrutura, sustentabilidade, saúde e segurança. Entre os objetivos para os próximos 36 anos, está aumentar a competitividade atrativa de Santo André, a liderança pela antecipação e pela competitividade financeira, além do alinhamento entre poder público e privado.

O prefeito João Doria elogiou o projeto e viu na iniciativa uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento do município. “Santo André é um dos símbolos brasileiros do trabalho, agora ainda mais sério e dedicado. Vemos o trabalho com seriedade na área pública e no setor privado. O programa apresentado é muito bem elaborado e consistente, tem como base construir parcerias e pegar bons exemplos da iniciativa privada para fortalecer a eficiência, a dinâmica e a gestão do poder público, que é um bom caminho para a cidade”, pontuou Doria.

Santo André possui hoje cerca de 36 mil empresas, que contam com aproximadamente 200 mil pessoas qualificadas. A cidade é um dos maiores parques industriais de São Paulo e tem como uma das metas ser cada vez mais atrativa para novas empresas, de modo que sejam gerados cada vez mais emprego e renda para o município. Há anos Santo André não possuía uma política voltada ao desenvolvimento econômico.

A primeira iniciativa para que o Santo André 500 anos seja levado adiante foi feita com a assinatura de um protocolo de intenções com objetivo de firmar convênio com o M. A parceria levará a expertise do setor privado para a administração municipal, através do Programa Modernizando a Gestão Pública, finalizou o presidente executivo do Movimento, Claudio Gastal.