Veículos vão ampliar atendimento aos alunos com deficiência

Rede de ensino de Santo André recebe ônibus acessíveis

Veículos foram adquiridos por meio do Programa Caminhos da Escola, do governo federal; e mais quatro vans e três micro-ônibus foram comprados com recursos da Secretaria de Educação.

A rede municipal de ensino de Santo André recebeu cinco ônibus acessíveis, além de quatro vans de 15 lugares e três micro-ônibus de 36 lugares na última terça-feira dia 14, em cerimônia que aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Carlos Grana e do secretário de Educação, Gilmar Silvério. Com os novos veículos adaptados, mais 20 alunos com deficiência poderão ser transportados. Atualmente 146 alunos deficientes são atendidos.

Os ônibus adaptados foram adquiridos por meio do Programa Caminho da Escola – Transporte Escolar Acessível, um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo promover o acesso de pessoas com deficiência à educação, em conformidade ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. São priorizados os municípios com maior número de pessoas com deficiência em idade escolar obrigatória, e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), um programa do Ministério de Assistência Social. Estes ônibus tem capacidade para transportar quatro cadeirantes cada um e seus acompanhantes.

Veículos vão ampliar atendimento aos alunos com deficiência

“Estes veículos, assim como diversas ações que temos realizado na rede municipal de ensino, tem o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento para as crianças de Santo André” afirmou o prefeito Carlos Grana. “O investimento em educação tem a função de valorizar , motivar, incentivar os estudantes, porque cidadania se consegue por meio da educação”, acrescentou. As vans e os micro ônibus foram adquiridos com recursos da Secretaria de Educação que investiu R$ 428 mil na aquisição das vans e R$ 495 mil na compra dos micro-ônibus.

“Estamos ampliando a frota da Secretaria, que hoje já atende 3,1 mil crianças diariamente, com atenção especial para os alunos com deficiência, não só para que venham para a escola, mas que permaneçam até concluírem seus estudos”, acrescentou o secretário Gilmar Silvério.

O transporte dos alunos até hoje era realizado por 14 veículos adaptados e 41 convencionais, entre ônibus, micro-ônibus e vans.