Grupo visitou Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC e Casa Ronald ABC.

Projeto FUMCAD contra o câncer infantil tem apoio da ACISA e contadores de Santo André

Entre os objetivos do projeto está ampliar o quadro de profissionais que atuam no Ambulatório da Faculdade de Medicina do ABC

Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC acaba de ter seu registro inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo André para submissão de projetos e obtenção de recursos através do Fundo Municipal da Criança e Adolescente de Santo André. A partir de agora, a FUABC está autorizada a captar recursos financeiros junto a pessoas físicas e jurídicas, que podem destinar parte do imposto de renda a projetos relacionados à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O primeiro projeto aprovado é o do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC. Na segunda-feira (19), contadores de Santo André e o presidente da ACISA, Evenson Robles Dotto, estiveram no campus universitário para conhecer melhor a iniciativa e já manifestaram interesse em participar das próximas etapas do projeto.

Por sugestão de Dotto, um novo encontro com os contadores será agendado na sede da ACISA, dessa vez aberto a profissionais de todas as cidades do ABC, com objetivo de discutir um plano de ação que permita mobilizar a população da região para a doação do imposto de renda ao FUMCAD.

Oncologia Infantil

O Fundo Municipal da Criança e do Adolescente tem como objetivo financiar projetos que garantam os direitos de crianças e adolescentes. Para isso, cidadãos e empresas podem destinar ao Fundo parte do Imposto de Renda devido ao Fisco Federal. Pessoas físicas podem direcionar até 6% do imposto, enquanto empresas podem doar até 1%. Os recursos do FUMCAD de Santo André são destinados à execução de programas, projetos e ações voltadas, justamente, para efetivação das garantias dos direitos de crianças e adolescentes, distribuídos mediante deliberação do CMDCA.

O projeto FUMCAD da Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC prevê a ampliação do quadro de pessoal e contratação de profissionais que hoje atuam como voluntários, como psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, pedagoga e dentista, por exemplo.